Tecnologia
Sábado, 27 de abril de 2024

Google Maps testa ícone que mostra o local de entrada em casas e prédios

Google Maps está testando um novo recurso visual para facilitar a navegação de usuários. A novidade é um símbolo que mostra o local exato de entrada Google Maps não está funcionando, o que fazer? – TecMundo

O símbolo tem o formato de uma porta com uma seta ao lado. Com esse ícone, é possível saber exatamente o ponto de entrada ou saída de um estabelecimento — como prédios comerciais, hoteis, shoppings, lojas e outras localidades, por exemplo.

smart people are cooler

Os símbolos no Google Maps que identificam as entradas.Os símbolos no Google Maps que identificam as entradas.Fonte:  Android Police/Reprodução 

A ideia do Google Maps é facilitar a entrada do usuário em grandes construções que não informam de forma específica em que rua é possível entrar no local. Além disso, essa pode ser uma informação importante até para a segurança, caso seja necessário sair do local em uma emergência.

Essa função é inspirada em outra adição recente do Google Maps. Há alguns meses, também em caráter experimental, o app passou a mostrar o local exato de entrada e saída de estações de transporte público, como ônibus, trem ou metrô.

O ícone parece ser ativado apenas quando o usuário procura um local específico. Nesse caso, a construção ganha uma cor mais avermelhada, para contrastar com o ícone da porta. Os símbolos de entrada e saída não aparecem no mapa comum, se você apenas estiver navegando pelas redondezas.

Símbolo continua em fase de implementação no Google Maps

Por enquanto, a função parece limitada a poucos usuários, dependendo da plataforma e da versão do aplicativo. O Android Police foi quem encontrou o ícone ao testar o serviço na versão 11.17.0101 do aplicativo para Android, rodando a partir de um Google Pixel 7a.

Além disso, a matéria original sugere que esse recurso ainda apresenta alguns problemas de funcionamento. Em alguns casos, o ícone aparece em locais incorretos ou imprecisos, indicando que correções ainda serão feitas.

É possível que a atualização seja enviada de forma gradativa aos usuários, levando dias ou até semanas para chegar para toda a comunidade. Além disso, capitais e outras cidades grandes devem receber a adição antes de localidades de menor porte.

Nova função facilita a entrada em locais grandes ou com múltiplas formas de acesso.Nova função facilita a entrada em locais grandes ou com múltiplas formas de acesso. Fonte:  GettyImages 

Recentemente, o Google Maps para Android está recebendo uma série de recursos experimentais. Eles incluem a exibição do trajeto na tela de bloqueio do celular, um resumo das condições climáticas do local e até um guia turístico que funciona por inteligência artificial (IA).

Fonte: TecMundo