Negócios
Quinta-feira, 28 de março de 2024

Casal empreendedor atravessa pandemia e avança num pequeno negócio

Montar o próprio negócio e fazê-lo prosperar não é uma tarefa fácil, exige investimento, coragem, planejamento e também um pouco de sorte. Pensando em realizar o sonho de ter a sua academia particular, o professor de muay thai Vinicius Antônio, 33 anos, decidiu encarar o desafio mesmo sem ter experiência com empreendedorismo e com poucos recursos financeiros.

Uma das motivações, segundo ele, foi a dificuldade para receber pelas aulas ministradas na academia que ele atuava. “Eu e minha esposa, Andressa, sentamos à mesa e colocamos todos os gastos no papel. Decidimos inicialmente investir na compra dos equipamentos. Mas ainda faltava o principal, que era o pagamento do espaço. Com um pequeno valor recebido de um jogo de apostas, pagamos o aluguel, pintamos a academia e começamos o nosso negócio”.

Um ano após a abertura da academia, com a procura por alunos crescendo a cada dia, Vinicius e Andressa se viram diante de um novo desafio: a necessidade de ampliação do espaço e montaram uma loja ao lado, porém não foi suficiente e eles decidiram ir para um lugar maior e mais arejado. O negócio prosperava, mas a crise nível global gerada pela pandemia do coronavírus, que viria a afetar principalmente os pequenos empreendedores, minou os planos.

Assim como muitos sergipanos – e empreendedores do mundo todo –, Vinicius e Andessa passaram por enormes dificuldades com a redução da receita da academia em razão do fechamento obrigatório do comércio e a suspensão das aulas presenciais. “Nós tivemos que inovar, passamos a vender álcool em gel e máscaras na frente da academia para conseguir uma renda extra. Com o valor recebido do auxílio emergencial, investimos em pizzas e as vendas estouraram. Com isso nós conseguimos permanecer com a academia aberta e funcionando no mesmo local”, conta o professor.

Apoio inestimável – Durante essa trajetória, que já dura quase cinco anos, a ajuda de pessoas amigas foi fundamental para manter o negócio funcionando. Um desses apoios tem vindo do deputado federal e pré-candidato ao Senado Laércio Oliveira (PP). De acordo com Andressa, em 2018, o parlamentar conheceu o projeto social que oferece aulas gratuitas a estudantes da rede pública da comunidade sem condições de pagar a academia, e desde então ele abraçou a causa.

“Foi um carinho à primeira vista. O deputado Láercio nos abraçou como um pai de verdade. Laércio não mede esforços, ele escuta e isso nem todos os políticos gostam de fazer ou  sequer têm paciência. Muitos só olham para o próprio umbigo, mas Laércio não é só um político, ele é um ser humano que vê os outros como a sua imagem e semelhança de Deus”, pontuou Andressa.

Fonte: Faxaju