Destaques
Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Ibovespa acompanha otimismo com um fim para o conflito na Ucrânia e sobe mais de 1%; dólar vai a R$ 4,75

As sinalizações de que um acordo de paz pode ser firmado em breve fez com que a bolsa brasileira acompanhasse o mercado internacional nesta terça-feira (29)

As negociações de paz entre a Ucrânia e a Rússia caminham a passos lentos, mas as conversas diplomáticas parecem estar finalmente chegando a algum lugar. 

Nesta manhã, o Ministério da Defesa russo deu novas esperanças ao mercado financeiro ao afirmar que é possível que os presidentes Vladimir Putin, da Rússia, e Volodymyr Zelensky, da Ucrânia, se encontrem para a assinatura de um tratado entre os dois países. 

Para mostrar satisfação com o andamento das negociações, o ministro russo também afirmou que o país irá reduzir drasticamente a ofensiva militar nas regiões de Kiev e Chernigov – uma informação contestada tanto pelo governo ucraniano quanto pela Casa Branca. 

O avanço nas tratativas de paz alimentaram o apetite por risco nesta terça-feira (29). O fim do conflito militar significa não só a redução do sofrimento humano, mas também uma menor pressão inflacionária advinda da elevação do preço do petróleo. 

Nos Estados Unidos, a alta do pregão de hoje foi puxada pelas empresas de tecnologia. Já na B3, foi o varejo que respondeu melhor à mudança de cenário na bolsa.

Com uma inflação menor, a expectativa é que os bancos centrais globais não acelerem o aperto monetário previsto para este ano. Aqui no Brasil, os investidores seguem repercutindo a sinalização dada pelo presidente do BC, Roberto Campos Netos, de que o ciclo de alta da Selic não irá além dos 12,75%. 

Com o mercado de juros em queda, as empresas do setor de consumo ajudaram a levar o Ibovespa a uma alta de 1,07%, aos 120.014 pontos, maior nível desde agosto do ano passado. O dólar à vista teve um comportamento mais comedido e recuou 0,31%, a R$ 4,7578.

Fonte: SeuDinheiro