Destaques
Sexta-feira, 29 de março de 2024

Economia chinesa volta a decepcionar e Ibovespa sente o baque; bolsa recua mais de 1% e dólar sobe

Na semana passada os bons números da temporada de balanço americana conseguiram sustentar a animação do mercado, mas a segunda-feira (18) começa em uma toada diferente para o Ibovespa e o restante das bolsas globais. 

A cautela vem da China. O país asiático mais uma vez apresentou dados econômicos decepcionantes, o que coloca em dúvida todo o crescimento global. O Produto Interno Bruto (PIB) chinês cresceu 4,9% no terceiro trimestre, abaixo do esperado. A produção industrial, com elevação anual de 3,1%, também frustrou as expectativas. O único dado que surpreendeu positivamente foram as vendas no varejo. 

Outra preocupação persistente é a inflação. O relatório Focus, divulgado nesta manhã, mostra que a percepção dos economistas segue se deteriorando, com a expectativa para o IPCA apresentando a 28ª alta consecutiva, para 8,59%. 

Com tantas variáveis negativas no radar, o Ibovespa abre o dia em queda firme. Por volta das 11h30, o principal índice da bolsa brasileira recuava 1,12%, aos 113.362 pontos. O dólar à vista sobe 1,43%, a R$ 5,5329. Em Nova York, o dia também começa no vermelho, repercutindo os dados chineses e a queda de 1,3% da produção industrial americana, bem abaixo da expectativa.

A agenda local está esvaziada neste início de semana, mas os investidores aguardam ansiosamente por um desfecho para a PEC dos precatórios. Segundo o presidente da Câmara, Arthur Lira,  o texto deve ser apreciado nos próximos dias. 

Fonte: SeuDinheiro