Economia
Sábado, 18 de maio de 2024

Conheça a startup que acaba com o lixo das festas de rua

Muita gente não esquece do Carnaval de Salvador em 2020, o último antes da pandemia. É o caso da soteropolitana Saville Alves, de 29 anos, e da paulistana Gabriela Tiemy, de 32, criadoras da Solos, que propõe destinos inteligentes para resíduos.

Em parceria com a agência Map Brasil, responsável pela carreira da Anitta, a startup deu fim a 162 toneladas de lixo geradas naquele carnaval, o dobro do que a prefeitura coletou na edição anterior. “A festa não mudou de tamanho, mas boa parte do lixo da edição anterior ficou nas ruas”, explica Saville. Com um orçamento de R$ 2 milhões custeados pela Ambev, o projeto transformou plástico em lixeiras e permitiu que 2 mil catadores embolsassem até R$ 3 mil no trabalho de coleta.

O carnaval voltou a ser cancelado este ano em Salvador, com o recrudescimento da pandemia, mas a Solos dará início a um projeto patrocinado pelo Nubank com potencial ainda maior. Trata-se de uma coleta sob encomenda de recicláveis, inicialmente restrita a dois bairros da cidade. Garrafas de vidro, latinhas e outros itens descartados serão recolhidos por uma equipe de ciclistas.

“O objetivo é estimular o hábito de separar o lixo, crucial para a reciclagem ganhar força, e replicar o projeto em outras cidades”, resume Saville. Desde que foi criada, em 2018, a startup executou mais de 20 projetos em parceria com empresas como Basf, Braskem, Heineken e Coca-Cola. De lá para cá, evitou que 500 toneladas de lixo fosse parar em lixões, bocas de lobo, córregos, rios e o oceano – e repassou R$ 1 milhão para catadores e cooperativas de reciclagem.

Fonte: Época Negócios