Economia
Sexta-feira, 24 de maio de 2024

Startup sueca lança veículo autônomo de entregas

A startup sueca Einride acaba de apresentar ao mercado sua versão de um veículo autônomo para entregas. O modelo elétrico parecido com um caminhão não tem cabine, pedais, volantes e para-brisa. Ele foi testado durante o ano passado e agora começa a ser comercializado, com entregas previstas a partir do ano que vem.

Os interessados no chamado Transporte Elétrico Autônomo (AET, na sigla em inglês) devem fazer a reserva pelo site da Einride com pagamento de uma taxa de US$ 1.500.

De acordo com informações do Blog do Caminhoneiro, os caminhões da startup não têm cabine e não precisam de interferência humana para funcionarem. Como não se encaixa no padrão atual de automação, a empresa teve que desenvolver uma tecnologia completamente nova para o veículo.Playvolume00:00/00:43TruvidfullScreen

São quatro modelos disponíveis. O AET 1 possui instalações fechadas e são destinados para rotas pré-determinadas e em ambiente controlado. Já o AET 2 pode ser usado para remessas curtas em trechos que utilizem estradas. O AET 3 é voltado para o setor rural com entregas com destinos em rotas com tráfego limitado. Por fim, o AET 4 é destinado para operações de alta velocidade nas principais estradas e rodovias.

Fonte: IstoéDinheiro