Cultura
Quinta-feira, 23 de maio de 2024

Itaú Cultural lança escola virtual com cursos sobre cultura e arte no Brasil

MARINA LOURENÇO
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Fomentando análises e estudos sobre arte e cultura no Brasil, a Escola Itaú Cultural, lançada nesta terça-feira (3), oferece cursos gratuitos para diversas áreas do setor e traz assuntos que vão desde a investigação da identidade nacional por meio de uma ótica musical até a história da gastronomia do país.
Com formatos que variam de acordo com a aula –online ou parcialmente presencial–, os cursos, autoformativos ou mediados, têm modalidades extensiva, livre e de pós-graduação. “Existem várias frentes para serem abordadas nesses cursos, que vão desde aquelas direcionadas às pessoas interessadas num primeiro contato com o universo artístico até às pessoas que já estão familiarizadas com ele”, afirma Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural.
“Na pandemia [do novo coronavírus], tivemos várias experiências interessantes de cursos online, chegando a mais de 100 mil acessos em um deles”, acrescenta ele. “E, sim, as pessoas vão continuar consumindo cultura e arte na internet mesmo após a pandemia, como mostrou uma pesquisa recente.”
A pesquisa a que Saron se refere, realizada pelo Datafolha e pelo Itaú Cultural, foi publicada em outubro e mostra que 57% dos brasileiros apontaram melhora na democratização do acesso a conteúdos culturais nas redes durante a pandemia.
“Após esse histórico e a própria trajetória do Itaú Cultural, decidimos oferecer uma estratégia [de ensino] ainda mais articulada”, diz o diretor.
Para dar início às novas atividades, a instituição preparou cinco cursos. Veja a seguir os detalhes de cada um.
*