Início Esportes VAR...vilão ou herói?

VAR…vilão ou herói?


Ultimamente o desempenho do VAR no campeonato Brasileiro da Serie A tem gerado muita polêmica, na realidade o trabalho do assistente de vídeo é simples, lances que não são interpretativos precisam da cabine, lances de interpretação não. Mas o que era para ajudar está atrapalhando.
Não podemos culpar o VAR, mas sim os árbitros brasileiros que ainda não sabem lidar com esse recurso que veio para ajudar, se fizer a comparação com o arbitro europeu, a diferença é muito grande, não se demora tanto para analisar o lance, o arbitro está sempre no controle do jogo e a maioria dos lances é ele que define, e ele não joga a responsabilidade para o VAR.
No Brasileirão a demora em analisar o lance é muito grande, o arbitro da partida não tem controle nenhum do jogo, e os árbitros que estão na cabine acabam interferindo diretamente nas decisões. Soa até engraçado que existem jogos que o arbitro é o oficial e responsável por todas as decisões do jogo, e tem jogos que esse mesmo árbitro está na cabine do VAR, mas o que causa grande estranhamento é que ele sendo o arbitro oficial um critério é praticado, e quando ele está na cabine do VAR um outro critério totalmente diferente é posto em prática. Entre essas e outras podemos definir que os árbitros brasileiros estão incapacitados de utilizar o VAR porque até então o campeonato Brasileiro da serie B, está seguindo sem tantas polemicas quanto o da serie A. A arbitragem na serie B está se saindo muito bem, os jogos adquirem fluidez sem tantas paradas, já na serie A podemos afirmar que em alguns jogos que o VAR teve influência direta no resultado da partida.
Não estamos querendo o fim do VAR, porque o VAR é uma ferramenta tecnológica de extrema importância para o futebol brasileiro em geral, mas se a CBF junto com a CONAF não conseguirem capacitar os árbitros brasileiros, então é melhor não ter .

Marcus Tiago
Marcus Tiago
Ex-jogador de base da Lusa e formado em Educação Física.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Populares

Startup acelerada pelo SoftBank avança na América Latina e mira Brasil

A startup mexicana Kavak, que atua no mercado de venda de carros usados, faz sua primeira expansão na América Latina com a...

Huck se encontra com Leite para discutir aliança eleitoral em 2022 entre autores de manifesto

JOELMIR TAVARES - O apresentador Luciano Huck (sem partido) e o governador do Rio Grande do Sul,...

WIN, a tacada do BTG no futebol

A holding que controla o BTG Pactual e o empresário Claudio Pracownik estão se unindo para criar...

O furacão Katrina

O furacão, batizado como Katrina, começou a se formar, como uma zona de baixa pressão ao norte...