Tecnologia
Domingo, 28 de abril de 2024

Apple destrona Samsung como maior fabricante de smartphones do mundo

No ano passado, a Apple conquistou a posição de maior fabricante de celulares do mundo, superando a Samsung e encerrando um reinado de 12 anos consecutivos da empresa sul-coreana. De acordo com dados da consultoria IDC, a empresa responsável pelo iPhone entregou 234,6 milhões de dispositivos em 2023, registrando um aumento de 3,7% em comparação com 2022. Enquanto isso, a Samsung contabilizou 226,6 milhões de unidades, experimentando uma queda significativa de 13,6%.

A última vez que a Samsung não liderou em volume foi em 2010, quando a Nokia ocupou o topo do ranking. A empresa sul-coreana, detentora de uma fatia de mercado de 19,4%, optou por focar em dispositivos mais caros para competir com a Apple, mas acabou perdendo participação no segmento de celulares mais acessíveis. A Samsung está programando o lançamento do Galaxy S24 para esta semana.

O avanço da Apple aconteceu mesmo diante da redução da demanda por smartphones no mercado no ano passado, registrando uma queda de 3,2%. Isso levou o volume total de unidades a atingir o menor nível em 10 anos, com a entrega de 1,17 bilhão de dispositivos. No entanto, a empresa fundada por Steve Jobs já liderava o mercado em termos de receita, graças ao preço médio mais elevado do iPhone.

Destaca-se também o crescimento da fabricante chinesa Transsion em relação ao ano anterior. Dona das marcas Tecno, Infinix e itel, a empresa apresentou a maior taxa de expansão, com um aumento de 30,8% no volume de unidades produzidas. Isso a posicionou como a quinta maior participante de mercado, ficando atrás da Xiaomi e Oppo. A Transsion tem se beneficiado especialmente das vendas na África.

Fonte: Pipeline Valor