Negócios
Sexta-feira, 17 de maio de 2024

Fábrica de sabores de R$ 1,6 bi, catarinense Duas Rodas compra empresa alemã e quer ‘superalimentos’

Multinacional catarinense quer que o mercado internacional represente 25% do faturamento total da companhia nos próximos quatro anos

De volta às suas raízes, a Duas Rodas, uma indústria de ingredientes sediada em Jaraguá do Sul, a 200 quilômetros de Florianópolis, está atualmente em movimento nessa direção. Fundada em 1925 por dois imigrantes alemães que vieram à região catarinense para extrair óleos essenciais de frutas brasileiras, a empresa, que registrou um faturamento de 1,6 bilhão de reais no ano passado, está agora retornando às suas origens alemãs.

Neste momento, a Duas Rodas adquiriu integralmente a Tropextrakt Gmbh, uma importadora e distribuidora de extratos botânicos sediada em Frankfurt. A Tropextrakt é especializada em insumos naturais de frutas tropicais, como acerola e guaraná, atendendo a cerca de 1.000 clientes, incluindo grandes empresas como Bayer, Dr.Oetker e Hero.

Embora o valor da transação não tenha sido divulgado, essa aquisição faz parte de uma estratégia da multinacional catarinense para que o mercado internacional represente 25% de seu faturamento total nos próximos quatro anos.

Rosemeri Francener, diretora de negócios internacionais da Duas Rodas, destaca a longa parceria de mais de 20 anos com a Tropextrakt e ressalta a importância da Europa como berço do desenvolvimento de produtos saudáveis, que posteriormente são globalmente disseminados.

A Tropextrakt, agora parte da Duas Rodas, atua como importadora e distribuidora de ingredientes saudáveis, operando um laboratório para testar a aplicação desses ingredientes nos produtos finais. Com a aquisição, esse laboratório será transformado em um centro de inovação e tecnologia, ampliando as pesquisas e desenvolvimento de produtos voltados à indústria de suplementos e alimentos funcionais.

Leonardo Fausto Zipf, CEO da Duas Rodas, destaca os desafios do setor alimentício em atender à crescente demanda por alimentos saudáveis. Ele afirma que a empresa, com 23% do faturamento proveniente de ingredientes inovadores, está preparada para esse desafio. A aquisição permitirá a criação de novos aromas e sabores, com o desenvolvimento ocorrendo na Alemanha, um mercado estratégico.

O setor de bebidas e alimentos funcionais e suplementos movimentou 380 bilhões de dólares em 2022 globalmente, com expectativa de crescimento anual de 6,5% até 2030, conforme relatório da consultoria Frost & Sullivan.

A Duas Rodas, multinacional bilionária sediada em Jaraguá do Sul, começou em 1925 com Rudolph Hufenüssler e Hildegard Hufenüssler, imigrantes alemães, e se tornou uma referência na produção de sabores. Com um faturamento de 1,6 bilhão de reais no ano passado, a empresa possui 10.000 clientes e um portfólio de cerca de 3.000 itens, distribuídos em três categorias: Flavors, Food service e Animal nutrition.

Com operações em diferentes países, incluindo fábricas no Brasil, Chile, México e Colômbia, e escritórios comerciais nos Estados Unidos e na China, a Duas Rodas agora expande suas operações para a Alemanha.

O CEO expressa a ambição de continuar realizando aquisições para que o mercado internacional represente 45% do faturamento da empresa. A origem do nome “Duas Rodas” remonta ao brasão da cidade alemã Mainz, onde os fundadores homenagearam a cidade ao incorporar o brasão nas sacas de produtos.

A tendência atual na indústria alimentícia é voltada para produtos funcionais, destacando a saudabilidade e o bem-estar do consumidor. O conceito de “superalimentos”, como as “superfrutas”, que oferecem uma variedade rica de nutrientes e benefícios para a saúde, reflete essa mudança. A Duas Rodas, com sua recente movimentação, posiciona-se estrategicamente para contribuir para esse mercado em constante evolução.

Fonte: Exame