No Mundo
Domingo, 19 de maio de 2024

Teorias online se transformaram em protestos da vida real em Oxford

Plano projetado para reduzir o uso de estradas congestionadas exigiria que os moradores obtivessem permissão para dirigir através de filtros aplicados por câmeras


Duncan Enright nunca imaginou que receberia ameaças de morte por causa de um plano para reduzir o tráfego intenso da cidade.

Mas é exatamente o que aconteceu com o político local no Reino Unido, que se viu inundado de mensagens abusivas nas redes sociais e por e-mail sobre seu envolvimento em um teste de filtragem de tráfego proposto na cidade de Oxford.

O plano, projetado para reduzir o uso de estradas urbanas congestionadas durante os horários de pico, exigiria que os residentes obtivessem permissão para dirigir através dos filtros, aplicados por câmeras, em seis estradas principais.

As acusações lançadas contra Enright foram agressivas e variadas, e principalmente de pessoas sem nenhuma conexão com Oxford, disse ele. Muitos eram de fora do Reino Unido.

Eles alegaram que ele queria confinar as pessoas em seus bairros e o acusaram de fazer parte de uma conspiração internacional maligna para controlar o movimento popular em nome da ação climática.

“Foi bastante alarmante”, disse Enright à CNN, “nunca tive nada parecido antes em meus muitos anos no governo local”.

Enright foi arrastado para uma teoria da conspiração, ganhando ritmo rapidamente em todo o mundo, que rebatizou os planos de reduzir o tráfego, reduzir a poluição do ar e aumentar a caminhada e o ciclismo na cidade como “bloqueios climáticos”.

Oxford tornou-se um ponto crítico, em parte, porque seu plano de filtragem de tráfego foi confundido com uma proposta separada na cidade para criar “cidades de 15 minutos”, o foco principal da ira dos teóricos da conspiração.

O que são cidades de 15 minutos?

Digite “cidades de 15 minutos” nas redes sociais e esteja preparado para uma enxurrada de reivindicações que a ideia levará à distopia, as pessoas serão multadas por deixar seu “distrito” ou que se trata de “encarceramento urbano”.

O conceito, no entanto, é bastante simples: tudo o que você precisa deve estar a cerca de 15 minutos a pé ou de bicicleta de sua casa, desde assistência médica e educação até supermercados e espaços verdes.

O objetivo é tornar as cidades mais habitáveis e conectadas, com menos uso de carros particulares – o que significa ar mais limpo, ruas mais verdes e níveis mais baixos de poluição que aquece o planeta. Cerca de um quinto da poluição mundial causada pelo homem e que aquece o planeta vem do transporte, e os carros de passeio representam mais de 40% disso.

Carlos Moreno, professor da Universidade Sorbonne, na França, é o primeiro a cunhar o termo cidades de 15 minutos, mas o conceito amplo não é novo.

“Essa ideia se inspira em muitos urbanistas, a começar por Jane Jacobs, que nas últimas décadas defendeu ambientes urbanos compactos, vivos e, portanto, mais caminháveis”, explica Alessia Calafiore, professora de Ciência de Dados Urbanos e Sustentabilidade na Universidade de Edimburgo.

O conceito ganhou força internacionalmente. Em Paris, a prefeita Anne Hidalgo baseou sua campanha de reeleição em 2020, em parte, em um plano para criar cidades de 15 minutos. A cidade baniu carros de partes do Sena, acrescentou centenas de quilômetros de ciclovias e criou miniparques.

Ottawa propôs bairros de 15 minutos, Melbourne, na Austrália, planeja adotar bairros de 20 minutos e Barcelona, na Espanha, vem implementando uma estratégia de “superquarteirões” sem carros.

Até mesmo algumas cidades nos Estados Unidos adotaram a ideia. Portland introduziu bairros de 20 minutos há mais de uma década, enquanto O’Fallon, no Illinois, publicou recentemente uma estratégia para “crescer de uma típica comunidade suburbana para uma comunidade com tudo que você precisa em 15 minutos”.

Os bloqueios pandêmicos ajudaram a aumentar a popularidade do conceito, pois as pessoas, confinadas em seus bairros, foram forçadas a reavaliar sua área local.

“Ficamos mais conscientes da importância de viver em áreas bem servidas”, disse Alessia.

No entanto, agora, a mera menção a “cidades  de 15 minutos” online trará uma série de comentaristas furiosos.

“Esse planejamento se tornou a teoria da conspiração de 2023, quem diria?”, questionou Alex Nurse, professor de Geografia e Planejamento da Universidade de Liverpool, que foi inundado com mensagens após seu recente artigo sobre cidades de 15 minutos no Conversation.

“Minha caixa de entrada morreu”, disse ele à CNN.

Menções a “cidades  de 15 minutos” online causam comentários furiosos / Rapeepong Puttakumwong/Getty Images

Nascimento de uma teoria da conspiração

Então, como essa estratégia bastante comum se tornou um ponto de ignição para uma teoria da conspiração relacionada ao clima em espiral?

Durante anos, certos atores da indústria de combustíveis fósseis tentaram provocar raiva contra a ação climática, rebatizando-a como “tirania climática”, disse Jennie King, chefe de Pesquisa e Política Climática do Instituto de Diálogo Estratégico, um think tank focado sobre desinformação e extremismo.

Antes de 2020, no entanto, eles lutavam para obter impulso, disse ela à CNN.

Isso mudou com a pandemia.

Uma série de artigos na mídia argumentando que deveríamos reconstruir um mundo pós-Covid que pudesse manter as quedas na poluição que aquece o planeta foi aproveitada para turbinar uma narrativa que afirmava que os governos queriam limitar as liberdades em nome da ação climática.

A iniciativa “Great Reset” do Fórum Econômico Mundial, anunciada como um esforço para combater a desigualdade e a crise climática pós-pandemia, acendeu as chamas.

O termo “bloqueio climático” começou a circular, impulsionado por think tanks de direita e figuras da mídia céticas em relação ao clima. A partir daí, foi filtrado para comunidades de conspiração mais extremas, disse Jennie, incluindo grupos afiliados ao QAnon e grupos antivacinas.

A Fox News deu continuidade, junto com negadores climáticos de alto nível.

As pessoas comuns também foram arrastadas para a história. A pandemia deixou milhões com traumas genuínos e preocupações reais sobre o exagero do governo, disse Jennie. “E isso foi armado por um vasto ecossistema de maus atores”.

Desinformação é oportunista

A ideia de cidades de 15 minutos se encaixa perfeitamente na teoria da conspiração do “bloqueio climático”, em parte porque é fácil pensar dessa maneira.

“Os teóricos da conspiração estão certos ao dizer que você não pode fazer uma cidade real a partir de enclaves autônomos – esses seriam apenas vilarejos”, disse à CNN Carlo Ratti, arquiteto, engenheiro e professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, onde dirige o MIT Senseable City Lab.

Mas eles interpretam mal a ideia, disse Ratti. A iniciativa “dá às pessoas a liberdade de viver localmente, mas não as obriga a fazer isso”.

No entanto, “a desinformação é oportunista”, especialmente quando se trata do clima, disse Jennie. Qualquer coisa pode se tornar um para-raios para controvérsias fabricadas e quando um problema começa a receber atenção, uma série de diferentes atores “inundam no espaço”, acrescentou ela.

Em dezembro, o psicólogo clínico canadense e cético do clima Jordan Peterson postou um tweet atacando as cidades de 15 minutos: “A ideia de que os bairros devem ser percorridos é adorável. A ideia de que burocratas tirânicos idiotas podem decidir por decreto onde você ‘tem permissão’ para dirigir é talvez a pior perversão imaginável dessa ideia”.

No início de fevereiro, o político britânico Nick Fletcher levantou a conspiração no Parlamento, chamando as cidades de 15 minutos de “conceito socialista internacional” e afirmou que “nos custarão nossa liberdade pessoal”.

E no fim de semana passado, as teorias online se transformaram em protestos da vida real, quando milhares de pessoas, muitas de fora da área, foram às ruas de Oxford para protestar contra a filtragem do tráfego e as propostas de cidade de 15 minutos.

Há, é claro, muitas críticas às cidades de 15 minutos, incluindo seu potencial para fraturar cidades, aumentando as desigualdades existentes entre áreas mais ricas e mais pobres.

E Enright, em Oxfordshire, reconheceu que a população local tem preocupações legítimas sobre o plano de filtragem de tráfego. Eles continuarão a consultar, disse ele.

Mas esse giro bem-sucedido de uma enorme teoria da conspiração, ao confundir as intenções das cidades de 15 minutos, tem implicações preocupantes de longo prazo para a ação climática, disse Jennie.

Os governos, tanto locais quanto nacionais, podem achar muito difícil implementar quaisquer políticas que abordem a crise climática, ela alertou. “Eles são os mais vulneráveis no momento a esta enorme onda de hostilidade e mobilização pública”.

Fonte: CNN