Negócios
Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Networking é essencial em qualquer área, diz nova CEO da Warner Music

Para Leila Oliveira, networking foi uma ferramenta importante em seus 26 anos de carreira

Há 10 anos na Warner Music Brasil, Leila Oliveira assume agora a presidência da empresa. Para ela, o networking foi fundamental para chegar ao topo e é importante em qualquer momento da carreira. “Sob vários aspectos, sejam externos ou internos, com seus pares de outras áreas ou gestores, para resoluções efetivas ou para troca de melhores práticas.”

À frente da operação brasileira de uma empresa global de entretenimento e selos musicais, ela dá importância às conexões com os times em diversos territórios para troca de experiências, melhores práticas e estratégias conjuntas. “Esse networking tem sido chave tanto para levar nossos artistas para fora, quanto para acompanhar as constantes mudanças desse mundo cada vez mais globalizado.”

O C-Suite desta semana também traz movimentações nos setores de seguros e serviços financeiros. Patricia Freitas assume em 2023 o comando da Prudential do Brasil, André Henrique Caldeira Daré é o novo CEO da CIP e Curt Zimmermann, atual CEO da Bitz, agora também está à frente do banco next, do Bradesco.

Forbes: Você está há quase 10 anos na empresa. Tempo de casa é um fator importante para chegar ao topo?

Leila Oliveira: De forma geral, diria que não necessariamente, mas no meu caso, foi sim. Esses 10 anos me deram uma base bem importante sobre o negócio. Eu comecei como gerente de novos negócios, passei pela diretoria comercial, depois marketing e A&R (Artistas e Repertório) até a presidência. Esse caminho me deu uma visão abrangente da indústria, de nossos artistas, do nosso time aqui e em outros países, e dos processos envolvidos. E penso que a minha trajetória crescente na companhia é um ponto importante para que as pessoas de dentro da percebam que há espaço para serem promovidas.

F: Que características suas você julga que foram essenciais para chegar à presidência?

LO: Comprometimento, capacidade de adaptação às mudanças, saber trabalhar em equipe e delegar. E paixão pelo nosso negócio.

F: Como sua formação te ajudou na carreira? Isso é importante hoje ou as exigências mudaram?

LO: A formação em administração de empresas me deu uma boa base de negócios e de visão empresarial, que continua sendo importante. Mas acho que hoje existe um leque muito maior, que abrange muito mais formações e experiências. Ter uma equipe multidisciplinar, com diferentes perfis e vivências, enriquece as soluções e o discurso do que temos a oferecer. Essas experiências distintas agregam muito ao negócio e nos dão mais capacidade de adaptação às constantes mudanças de hoje.

F: Como suas experiências anteriores de carreira contribuem para a posição que você ocupa hoje?

LO: Eu comecei trabalhando em produção de eventos e conteúdos publicitários, que te exigem agilidade em busca de soluções e entrega. Depois, nas passagens posteriores, destacaria a parte de negociação e análise de resultados. E claro, gestão de pessoas, que para mim é a base de qualquer posição de liderança.

F: O que você recomenda para quem quer trabalhar no ramo do entretenimento?

LO: Passamos por inúmeros desafios de evolução do mercado em pouco tempo, do físico para o digital, depois o download, seguido do streaming, cada vez mais plataformas diversas como novas ferramentas de consumo e uso de música, resultados e estratégias de comunicação diversas. Tudo isso segue em constante mudança em nosso setor, o que requer, além da formação e experiência, a capacidade de renovação e adaptação.

F: O que você busca ao contratar um profissional hoje?

LO: Boa comunicação, proatividade, clareza e organização sobre objetivos e resultados pela alta demanda de informação que precisamos cruzar hoje e principalmente capacidade de adaptação devido à constante evolução do nosso mercado.

F: O que você observa no gerenciamento das carreiras de artistas e leva para a sua própria carreira?

LO: Ser fiel ao seu propósito, à sua identidade e ser inspiração para outras pessoas. Trabalhar com artistas envolve pessoas, sentimentos, vivências diversas, sonhos e (muitas) expectativas. Transformar isso em resultado e fazer a diferença é desafiador e apaixonante. Esse é um exercício maravilhoso para aplicar a qualquer carreira e até mesmo para a vida pessoal.

F: O que você gostaria de ter aprendido no início da carreira e que teria facilitado tudo?

LO: Me colocar realmente do outro lado sob todos os ângulos. Quanto mais conseguimos entender o lado de todos os envolvidos numa questão, melhores chances temos de ser assertivos e dar fluidez a qualquer decisão.

Por quais empresas já passou

TVA, Telefônica, Terra Networks e Warner Music

Formação

Administração de Empresas

Primeiro emprego

Produtora de eventos na PopCorn Marketing Promocional

Primeiro cargo de liderança

Gerente de produção do canal TVA

Tempo de carreira

26 anos

Fonte: Forbes