Nesta quarta-feira (31), o Mercado Livre realizou, em São Paulo, a sexta edição do Meli XP (Mercado Livre Experience). O evento tem o objetivo de proporcionar aos empreendedores uma oportunidade de engajamento, educação e construção de relacionamentos. Entre os diversos temas estratégicos que pautam o encontro, estão dicas comerciais para alavancar as vendas na Black Friday, Natal, Saldão e educação em vendas com programas do Mercado Livre.
O Meli XP 2022 foi realizado, de modo presencial, no Transamerica Expo Center e tem a expectativa de reunir cerca de 12 mil empreendedores que acompanharam mais de 80 palestras de grandes nomes do mercado, distribuídos em 4 arenas de conteúdo.
Parceria Sebrae
Neste ano, o Sebrae estará presente pela primeira vez ao evento. Entre as principais atrações que a instituição pretende apresentar estão o “Se Joga no Oline”, uma plataforma disponibilizada no portal da instituição com trilhas de capacitação que ajudam os empreendedores que desejam usar o Mercado Livre como canal de venda; e a Calculadora de Marketplace, ferramenta gratuita que compara opções e aponta o preço correto para vender em diferentes plataformas, de acordo com a margem de lucro desejada no e-commerce.
O “Se Joga no Online” oferece a trilha “Entendendo o negócio”, com dicas para dar o start correto no projeto de empreendedorismo. Entre os conteúdos disponíveis, os donos de pequenos negócios e potenciais empresários vão encontrar orientações sobre como elaborar um plano de negócio, dicas para definir entre loja física ou virtual, mais de 300 ideias de negócio para começar a empreender e informações sobre quais são os primeiros passos para abrir um negócio. Já na trilha “Formalizando o negócio”, o canal traz informações para entender a importância de formalizar e registrar o negócio, um passo a passo para se tornar um MEI e um Guia Prático para formalização da empresa.
Um levantamento feito pelo Sebrae mostra que, desde novembro do ano passado, o faturamento das mais de 2,2 mil empresas cadastradas na plataforma alcançou a marca de R$ 59,5 milhões, movimentando mais de 545 mil pedidos atendidos e um faturamento médio de R$ 24,6 mil.
Calculadora
O empresário que decide expandir seus negócios para plataformas de marketplace precisa estar atento a uma questão fundamental que é a precificação, ou seja, como definir o valor que será cobrado por seu produto ou serviço ofertado nesses espaços. Cada plataforma de marketplace tem regras próprias que afetam diretamente a margem de lucro do dono de um pequeno negócio parceiro.
Por isso, o Sebrae desenvolveu uma Calculadora de Marketplace que ajuda a definir valores justos, mantendo o equilíbrio para se negociar on-line com rapidez, visibilidade e, claro, mais retorno para o negócio. O sistema leva em conta questões como as taxas sobre as vendas praticadas por cada marketplace, que pode variar de 5,99% a 30%, e o eventual custo do frete. A Calculadora também permite estimar o impacto dos descontos praticados. A planilha está em formato xlsx (planilha editável), bem simples de usar e pode ser baixada através desse link.
Fonte: Agência Sebrae