Tecnologia
Quinta-feira, 18 de abril de 2024

USB-C avança para se tornar padrão global em celulares

Índia estuda adotar medida que exige a adoção de porta USB tipo-C como padrão para dispositivos moveis a partir de 2024, o que pode tornar de vez a conexão um padrão global para smartphones. A iniciativa se alinha a movimentos dos mercados europeu e estadunidense, além do brasileiro, e pode forçar Apple a abandonar suas portas proprietárias tipo Lightning.

Segundo levantamento da Counterpoint, a Índia representa uma parcela forte do mercado de smartphones, com receita do setor ultrapassando US$ 38 bilhões em 2021. A Apple lidera o segmento topo de linha no país, e exigência por porta de carregamento padrão representaria entrave para a empresa.

Caso o padrão seja adotado na Índia, bem como nos Estados Unidos e Europa, a tendência é que as fabricantes não escapem da mudança. Afinal, descumprir a regra pode acarretar na proibição da venda de dispositivos nesses mercados, o que pode ter um grande impacto na receita.

Redução de lixo eletrônico

O governo indiano convocou reunião com acionistas da indústria para a próxima quarta-feira (17), com o intuito de discutir os detalhes da nova exigência. Cobrar a adoção de um padrão único de porta para smartphones e tablets é uma medida que visa reduzir a produção de lixo eletrônico.

Em entrevista cedida à agência oficial de notícias da Índia, o Ministro de Direitos do Consumidor sugeriu que se a indústria pode adotar um padrão único nas comunidades europeia e estadunidense, também tem condições de fazê-lo no mercado indiano.

E no Brasil?

O Brasil foi um dos primeiros países a discutir o uso do USB-C como um padrão para a indústria de eletrônicos, seguindo os passos da União Europeia. A Anatel está realizando uma consulta pública sobre o tema, que vai até o dia 26 de agosto.

Fonte: TecMundo