Negócios
Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Randon e ArcelorMittal vão de clientes a sócias da Sirros IoT

O modelo de negócios da Sirros pode ser chamado de Haas (hardware as a service). Com o uso de pequenos dispositivos, a Sirros ajuda a monitorar temperatura, umidade relativa do ar, níveis de ruído, luminosidade e níveis de CO2 dentro das plantas de suas clientes. A principal solução, no entanto, é a digitalização do maquinário, que permite fazer o controle de eficência em tempo real. Hoje, 95% da indústria brasileira ainda opera com dados defasados em pelo menos um dia. Em alguns casos, com delay de semanas.

“Estamos sendo bastante seletivos na escolha dos parceiros. Desde agosto de 2021, quando iniciamos a operação do fundo, mais de 600 startups já foram avaliadas”, afirma Rodrigo Carazolli, gerente geral de inovação e novos negócios da ArcelorMittal. “Temos buscado startups que atuam em setores alinhados à nossa tese de investimento e, sobretudo, que tenham bons empreendedores e capacidade de serem alavancadas com o apoio da companhia. Esse é o caso da Sirros IoT, nosso segundo investimento pelo Açolab Ventures.”

Até hoje, a startup fundada por cinco sócios em 2016, na cidade de Novo Hamburgo — um grande polo industrial que se destaca pela produção de calçados —, operou em bootstrapping. Com foco inicial em médias fábricas locais, a empresa percebeu que poderia solucionar o mesmo problema para gigantes, com ticket médio maior e mais apoio estrutural para P&D. Desde então, conquistou clientes de diversos setores, entre eles Suzano e BRF. Atualmente, atua em 50 plantas no país.

“Essa é mais uma rodada que mostra que o co-investimento funciona bem, continua forte como tendência e é bom para o mercado”, diz Orlando Cintra, fundador e CEO do BR Angels. “Com os executivos que a gente tem no nosso ecossistema, a gente pode abrir portas com Klabin, Rio Doce, Vale. São muitas as possibilidades de match.”

O aporte vai ajudar a otimizar a plataforma de IoT em nuvem, acelerando o processo de onboarding — que já é um dos mais rápidos do país. Outro foco dos investimentos será a expansão do time comercial. A Sirros conta hoje com apenas 32 funcionários em todos os seus setores. Além do escritório em Novo Hamburgo, os colaboradores se dividem entre um posto de atendimento em Porto Alegre e outro em Caxias do Sul. Outras unidades devem ser inauguradas em breve em São Paulo e Belo Horizonte, para atender melhor a clientes de mineração e siderurgia.

“Sempre fizemos muita questão de atrair investidores que pudessem contribuir não só com o dinheiro. A gente buscava fundos com smart money e encontramos não só um grupo de anjos com expertize no setor, como indústrias também focadas na nossa área”, Diego Schlindwein, cofundador e COO da Sirros IoT. “Essa parceria vai permitir a melhoria dos produtos e fazer com que a solução fique mais robusta e inteligente.”

Fonte: Pipeline Valor