Tecnologia
Quinta-feira, 28 de março de 2024

11 funções escondidas no Chromecast e que você precisa conhecer

Utilizado para transformar televisores comuns em smart TVs, o Google Chromecast é um dispositivo com múltiplas funções. Uma das principais é a possibilidade de, sem o uso de fios, transmitir conteúdos de serviços de streaming de vídeo, como YouTube, Globoplay, Amazon Prime Video e Star+, do celular para a TV.

Ao espelhar o smartphone na TV, também é possível, conectando o dongle à porta HDMI da televisão, visualizar imagens armazenadas no telefone, fazer streaming de músicas e realizar outras tarefas. Ou seja, há várias funções do Chromecast pouco utilizadas, das quais muitas pessoas nem sabem da existência.

Por isso, o TecMundolistou 11 desses recursos “escondidos” no streaming player do Google. Confira!

1. Use o celular para ligar e desligar a TV

Controle a TV pelo celular.Controle a TV pelo celular. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

A pilha do controle acabou ou o dispositivo estragou? Deixe o dongle do Google plugado à TV e à energia e envie os comandos de ligar e desligar pelo smartphone. É importante saber que o televisor precisa ser compatível com HDMI CEC. Além disso, você deve ativar a função nas configurações do aparelho.

2. Reproduza conteúdos com o controle remoto

O controle precisa ter botões de mídia.O controle precisa ter botões de mídia. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
Fonte:  Shutterstock 

Aqui, seguimos o caminho contrário e utilizamos o controle remoto para comandar a reprodução de áudio e vídeo no dispositivo. Para tanto, o acessório precisa ter botões de mídia (play, pausa etc.) e a TV, novamente, oferecer suporte ao protocolo HDMI CEC.

3. Utilize a TV como porta-retrato digital

A TV pode funcionar como um quadro digital.A TV pode funcionar como um quadro digital. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
Fonte:  Shutterstock 

Que tal transformar a tela da TV em um porta-retrato digital? Nesse caso, abra a opção “Modo Ambiente” nas configurações do dispositivo (no app Google Home) e selecione as fotos desejadas para exibi-las como plano de fundo do aparelho.

4. Espelhe o iPhone

Basta instalar o app Google Home no iPhone para conectá-lo ao Chromecast.Basta instalar o app Google Home no iPhone para conectar o celular ao Chromecast. (Fonte: David Grandmougin/Unsplash/Reprodução)
Fonte:  Unsplash 

Usar o Chromecast com iPhone é possível, mas com algumas limitações. Ao emparelhar os dois gadgets, você pode transmitir fotos, vídeos e músicas presentes na memória do telefone, bem como conteúdos de Google Drive, Dropbox e Instagram.

5. Apresente slides

O player pode se transformar em uma ferramenta de trabalho.O player pode se transformar em uma ferramenta de trabalho. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
Fonte:  Shutterstock 

O streaming player da companhia de Mountain View também serve para o trabalho. Basta transmitir os slides guardados no Google Apresentações para a TV e controlar a reprodução por meio do telefone.

6. Transmita vídeos em tempo real

Vídeos registrados pelo celular podem ser transmitidos ao vivo na TV.Vídeos registrados pelo celular podem ser transmitidos ao vivo na TV. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
Fonte:  Shutterstock 

É possível exibir as imagens registradas pela câmera do telefone ao vivo no televisor ao espelhar o celular Android pelo Chromecast. Basta, para isso, transmitir a tela. Isso permite usar o smartphone como uma câmera de segurança improvisada, por exemplo.

7. Envie comandos de voz

Controle a reprodução de conteúdos e acesse outros recursos com comandos de voz.Controle a reprodução de conteúdos e acesse outros recursos com comandos de voz. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
Fonte:  Shutterstock 

Pesquisar conteúdos e acionar funções com comandos de voz são ações que também podem ser executadas com o gadget. Para habilitar o Google Assistente no Chromecast basta dizer “Ok, Google” para o celular e ditar o comando desejado, como “Abra a Netflix”, “Assistir a Stranger Things“, “Pausar”, “Retomar” etc.

8. Jogue no Chromecast

Há alguns jogos compatíveis com o player de streaming.Há alguns jogos compatíveis com o player de streaming. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
Fonte:  Shutterstock 

Sabia que há vários jogos compatíveis com o ChromecastAlien InvadersAngry Birds Go! e Just Dance Now são alguns deles, que podem ser encontrados em uma categoria específica no Google Play.

9. Transmita arquivos do PC para a TV

Transmita a área de trabalho do PC sem usar fios.Transmita a área de trabalho do PC sem usar cabos ou acessórios. (Fonte: Kirill Martynov/Unsplash/Reprodução)
Fonte:  Unsplash 

Se você tem vídeos armazenados no computador ou outro conteúdo que deseja visualizar em uma tela maior, não precisa usar o cabo HDMI para plugar o PC na televisão ou um pendrive. Espelhe a área de trabalho do PC na TV com o dongle a partir da opção “Transmitir” disponível no navegador Chrome.

10. Ouça pelo fone do celular

Ouça o áudio pelo fone plugado ao celular.Ouça o áudio do conteúdo na televisão pelo fone plugado no celular. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
Fonte:  Shutterstock 

Assistir a conteúdos no Chromecast e escutar o áudio no fone do celular também é possível. Essa função é encontrada em apps como o LocalCast, que envia vídeos do smartphone para o televisor e direciona o som para o telefone. Basta ativar o recurso “Áudio aqui”.

11. Acione o “Modo Visitante”

Seus convidados também podem enviar conteúdos para o player.Seus convidados também podem enviar conteúdos para o player. (Fonte: Dario/Unsplash/Reprodução)
Fonte:  Unsplash 

Finalizamos a lista de funções do Chromecast desconhecidas com o “Modo Visitante”. Ao ativar o recurso, qualquer pessoa em um raio de 7 metros, se abrir um app compatível e inserir o PIN fornecido, pode transmitir conteúdos para o dispositivo.

Vale ressaltar que há várias versões do Chromecast e diferenças em recursos e na qualidade de vídeo suportada, entre outras. As funções destacadas aqui funcionam em praticamente todas elas.

Fonte: TecMundo