Data Mercantil

11 funções escondidas no Chromecast e que você precisa conhecer

Utilizado para transformar televisores comuns em smart TVs, o Google Chromecast é um dispositivo com múltiplas funções. Uma das principais é a possibilidade de, sem o uso de fios, transmitir conteúdos de serviços de streaming de vídeo, como YouTube, Globoplay, Amazon Prime Video e Star+, do celular para a TV.

Ao espelhar o smartphone na TV, também é possível, conectando o dongle à porta HDMI da televisão, visualizar imagens armazenadas no telefone, fazer streaming de músicas e realizar outras tarefas. Ou seja, há várias funções do Chromecast pouco utilizadas, das quais muitas pessoas nem sabem da existência.

Por isso, o TecMundolistou 11 desses recursos “escondidos” no streaming player do Google. Confira!

1. Use o celular para ligar e desligar a TV

Controle a TV pelo celular. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

A pilha do controle acabou ou o dispositivo estragou? Deixe o dongle do Google plugado à TV e à energia e envie os comandos de ligar e desligar pelo smartphone. É importante saber que o televisor precisa ser compatível com HDMI CEC. Além disso, você deve ativar a função nas configurações do aparelho.

2. Reproduza conteúdos com o controle remoto

O controle precisa ter botões de mídia. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
Fonte:  Shutterstock 

Aqui, seguimos o caminho contrário e utilizamos o controle remoto para comandar a reprodução de áudio e vídeo no dispositivo. Para tanto, o acessório precisa ter botões de mídia (play, pausa etc.) e a TV, novamente, oferecer suporte ao protocolo HDMI CEC.

3. Utilize a TV como porta-retrato digital

A TV pode funcionar como um quadro digital. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
Fonte:  Shutterstock 

Que tal transformar a tela da TV em um porta-retrato digital? Nesse caso, abra a opção “Modo Ambiente” nas configurações do dispositivo (no app Google Home) e selecione as fotos desejadas para exibi-las como plano de fundo do aparelho.

4. Espelhe o iPhone

Basta instalar o app Google Home no iPhone para conectar o celular ao Chromecast. (Fonte: David Grandmougin/Unsplash/Reprodução)
Fonte:  Unsplash 

Usar o Chromecast com iPhone é possível, mas com algumas limitações. Ao emparelhar os dois gadgets, você pode transmitir fotos, vídeos e músicas presentes na memória do telefone, bem como conteúdos de Google Drive, Dropbox e Instagram.

5. Apresente slides

O player pode se transformar em uma ferramenta de trabalho. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
Fonte:  Shutterstock 

O streaming player da companhia de Mountain View também serve para o trabalho. Basta transmitir os slides guardados no Google Apresentações para a TV e controlar a reprodução por meio do telefone.

6. Transmita vídeos em tempo real

Vídeos registrados pelo celular podem ser transmitidos ao vivo na TV. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
Fonte:  Shutterstock 

É possível exibir as imagens registradas pela câmera do telefone ao vivo no televisor ao espelhar o celular Android pelo Chromecast. Basta, para isso, transmitir a tela. Isso permite usar o smartphone como uma câmera de segurança improvisada, por exemplo.

7. Envie comandos de voz

Controle a reprodução de conteúdos e acesse outros recursos com comandos de voz. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
Fonte:  Shutterstock 

Pesquisar conteúdos e acionar funções com comandos de voz são ações que também podem ser executadas com o gadget. Para habilitar o Google Assistente no Chromecast basta dizer “Ok, Google” para o celular e ditar o comando desejado, como “Abra a Netflix”, “Assistir a Stranger Things“, “Pausar”, “Retomar” etc.

8. Jogue no Chromecast

Há alguns jogos compatíveis com o player de streaming. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
Fonte:  Shutterstock 

Sabia que há vários jogos compatíveis com o ChromecastAlien InvadersAngry Birds Go! e Just Dance Now são alguns deles, que podem ser encontrados em uma categoria específica no Google Play.

9. Transmita arquivos do PC para a TV

Transmita a área de trabalho do PC sem usar cabos ou acessórios. (Fonte: Kirill Martynov/Unsplash/Reprodução)
Fonte:  Unsplash 

Se você tem vídeos armazenados no computador ou outro conteúdo que deseja visualizar em uma tela maior, não precisa usar o cabo HDMI para plugar o PC na televisão ou um pendrive. Espelhe a área de trabalho do PC na TV com o dongle a partir da opção “Transmitir” disponível no navegador Chrome.

10. Ouça pelo fone do celular

Ouça o áudio do conteúdo na televisão pelo fone plugado no celular. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
Fonte:  Shutterstock 

Assistir a conteúdos no Chromecast e escutar o áudio no fone do celular também é possível. Essa função é encontrada em apps como o LocalCast, que envia vídeos do smartphone para o televisor e direciona o som para o telefone. Basta ativar o recurso “Áudio aqui”.

11. Acione o “Modo Visitante”

Seus convidados também podem enviar conteúdos para o player. (Fonte: Dario/Unsplash/Reprodução)
Fonte:  Unsplash 

Finalizamos a lista de funções do Chromecast desconhecidas com o “Modo Visitante”. Ao ativar o recurso, qualquer pessoa em um raio de 7 metros, se abrir um app compatível e inserir o PIN fornecido, pode transmitir conteúdos para o dispositivo.

Vale ressaltar que há várias versões do Chromecast e diferenças em recursos e na qualidade de vídeo suportada, entre outras. As funções destacadas aqui funcionam em praticamente todas elas.

Fonte: TecMundo

Sair da versão mobile