Internacional
Domingo, 28 de abril de 2024

Rússia pede volta de ‘coexistência pacífica’ com os EUA, como na Guerra Fria

Rússia e os Estados Unidos devem retornar ao princípio da “coexistência pacífica” como durante a Guerra Fria, disse nesta terça-feira (8) a agência de notícias Interfax ao citar o Ministério das Relações Exteriores russo.

A chancelaria russa ainda acrescentou que está aberta a um diálogo honesto e mutuamente respeitoso com os Estados Unidos. O Ministério das Relações Exteriores da Rússia informou que permanece em esperança “de que a normalidade nas relações entre os dois países possa ser restaurada”, informou a agência de notícias.

Desde o início do conflito na Ucrânia por interferência de tropas russas, os Estados Unidos deixam claro que veem os países que não condenam a guerra de Vladimir Putin como alinhados com a Rússia.

No domingo (6) a embaixadora dos EUA na ONU (Organização das Nações Unidas), Linda Thomas-Greenfield, declarou que três áreas em que os EUA podem tomar medidas adicionais para aumentar a pressão sobre a Rússia à medida que sua guerra na Ucrânia continua: a proibição das importações de petróleo russo, uma declaração de crimes de guerra e ajudar a facilitar a entrega de caças poloneses à Ucrânia.

Em respostas separadas em uma entrevista à ABC News, Thomas-Greenfield mencionou as áreas em que os Estados Unidos estavam revisando opções com aliados. Linda disse que o presidente Joe Biden está “em discussão com aliados da Otan [Organização do Tratado do Atlântico Norte]” sobre uma possível proibição das importações de petróleo russo.

Fonte: CNN