Política
Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Doria encontra ex-presidentes em live e prevê ‘campanha suja’

Em live promovida por grupo de empresários, o governador de São Paulo e pré-candidato à Presidência da República pelo PSDB, João Doria, disse, neste domingo (30), que as eleições de 2022 terão uma campanha suja e fez acenos a candidatos da chamada terceira via.
Também participaram do debate os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Michel Temer (MDB).
“Lamentavelmente teremos uma campanha dura e suja para as eleições presidenciais. Ou você tem resiliência e capacidade de fazer esse enfrentamento, ou já será derrotado antecipadamente com o nível de emparedemento e fake news”, disse.
Doria fez ataques às gestões petistas e ao governo de Jair Bolsonaro (PL) e acenos a outros candidatos, citando Sergio Moro (Podemos), Simone Tebet (MDB), Alessandro Vieira (Cidadania) e Rodrigo Pacheco (PSD), e disse que é preciso esperar até julho para definir uma eventual candidatura única.
“Eu citei estes nomes, porque esses nomes eu conheço e sei que gostariam de avançar dentro desse processo democrático na defesa de um centro liberal social”, afirmou.
“Não é algo obrigatório, mas é algo que faz sentido, já que temos dois extremos liderando a campanha eleitoral”, disse. “Isso só vai se materializar provavelmente entre o final de junho e o início de julho”
“Seria um pesadelo se nós voltarmos a ter Lula como presidente ou se prosseguirmos com o atual presidente.”
Com o tema “o futuro de uma nação”, a live foi uma iniciativa do grupo Parlatório, que reúne empresários, advogados, médicos e políticos.
Estiveram presentes neste domingo, quase cem participantes, entre eles, o ex-ministro da Fazenda e ex presidente do BNDES e que hoje integra o Banco Safra, Joaquim Levy.
O encontro, porém, teve no Youtube poucas dezenas de espectadores.
O general Otávio Rêgo Barros, que atuou como porta-voz da Presidência da República de Bolsonaro até 2020 e que desde que saiu do governo tem sido uma voz crítica ao governo, também participou.
Além disso, participaram a doutora em microbiologia Natália Pasternak e o ex-embaixador do Brasil em Washington Sérgio Amaral.
Questionado sobre seus percentuais nas pesquisas eleitorais, o pré-candidato voltou a minimizar a importância dos baixos resultados e disse que é preciso não ter ansiedade.
“Neste momento, a população brasileira “”a população brasileira significa o povão, os que elegem”” está completamente distante das eleições”, disse. “A população só será ativada de fato, com o início do horário eleitoral, isso só acontecerá em agosto.”
Temer questionou Doria quanto a formação de um pacto nacional, caso eleito. Na semana passada, o ex-presidente encontrou em São Paulo a senadora Simone Tebet (MS), pré-candidata do seu partido, o MDB. Com problemas em sua conexão, FHC limitou sua manifestação a questionar o que Doria faria para melhorar a situação econômica do país, caso eleito.
No levantamento Datafolha de dezembro, Doria alcança 4% das intenções de votos, enquanto outros nomes da chamada terceira via têm melhor desempenho -Ciro Gomes (PDT) tem 7% e Moro (Podemos), 9%.

Fonte: FolhaPress