Internacional
Domingo, 19 de maio de 2024

Acordo de coalizão acaba com a crise política na Bulgária

O novo partido anticorrupção que ganhou as eleições legislativas de novembro na Bulgária anunciou nesta sexta-feira (10) ter chegado a um acordo com três outros partidos para governar em coalizão, após um longo período de instabilidade política.

“O acordo acaba de ser assinado por todos os nossos parceiros da coalizão”, disse Kiril Petkov, de 41 anos, co-fundador do “Keep on Changing” e candidato a primeiro-ministro.

“É a primeira vez na história moderna da Bulgária que um documento tão detalhado é rubricado”, acrescentou, referindo-se ao texto de 140 páginas.

A composição do novo governo será anunciada no sábado e deverá ser aprovada por votação no Parlamento na segunda-feira.

Este acordo encerra definitivamente o capítulo de Boiko Borisov, o ex-primeiro-ministro que dominou a vida política do país por quase uma década e que os críticos acusam de corrupção.

Borisov foi destituído do poder nas eleições de abril, mas os outros partidos não chegaram a um acordo para formar um governo. O mesmo aconteceu nas eleições realizadas em julho.

Diante desse bloqueio, dois empresários formados em Harvard, Kiril Petkov e Assen Vassilev, lançaram-se em setembro para conquistar o poder após seduzir os búlgaros com sua atuação no governo interino.

Dois meses depois, surpreenderam ao obter cerca de 26% dos votos, à frente do partido Gerb, de Borisov (conservador).

Foram necessárias muitas horas de negociação para unir forças de todo o espectro político, da direita (“Bulgária Democrática”) aos socialistas.

Em uma amostra das dificuldades para chegar a um acordo, os quatro partidos que compõem a coalizão se recusaram a assinar o documento juntos e a tirar uma foto de “família”.

Fonte: AFP