Internacional
Segunda-feira, 14 de outubro de 2024

Biden indica Susan Rice, especialista em política externa, para liderar política doméstica

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O presidente eleito do Estados Unidos, Joe Biden, escolheu Susan Rice, que foi conselheira de Segurança Nacional do ex-presidente Barack Obama, nesta quinta-feira (10) para liderar o conselho de política doméstica da Casa Branca.
A escolha foi recebida com surpresa já que Rice, 56 anos, é uma especialista em política externa e não em questões internas.
Antes de atuar como conselheira de Segurança Nacional do governo Obama, ela serviu como sua embaixadora na Organização das Nações Unidas (ONU) e chegou a ser cogitada como possível vice na chapa de Biden.
Rice, que é negra, também foi considerada para comandar o Departamento de Estado, responsável por comandar a diplomacia dos EUA, mas a vaga ficou com para Antony Blinken.
Especula-se que ela foi preterida por causa da oposição republicana a seu nome -o nome do secretário de Estado precisa ser aprovado pelo Senado, procedimento que não é necessário para o cargo ao qual ela foi indicada nesta quinta.
Ao liderar o Conselho de Política Nacional, Rice entrará no círculo íntimo do presidente na Casa Branca. A partir desse cargo, espera-se que ela seja capaz de influenciar elementos-chave da agenda de Biden em meio à crescente pandemia da Covid-19 e tensões sobre justiça racial.