Economia
Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Clubes de assinatura movimentaram 1 bilhão de reais em 2020

isolamento social e a quarentena em casa, provocados pela pandemia de Covid-19, impulsionaram os clubes de assinatura no Brasil. Um levantamento feito por uma empresa de tecnologia revela que o setor movimentou mais de um bilhão de reais em 2020. Somente no primeiro trimestre de 2021 o número de novos assinantes cresceu 32% em relação ao mesmo período do ano passado.

Ao longo do último ano, foram criados 3 mil novos negócios no setor e a variedade de produtos atraiu diferentes tipos de clientes. Existem clubes para livros, cafés, vinhos e comidas. Mas, de acordo com o professor de e-commerce da ESPM, Alexandre Marquesi, um investimento estratégico deve ser feito para manter as assinaturas.

“O segredo não é você adquirir pessoas para fazer assinaturas, o segredo é retê-las dentro de um clube. Então, o cenário pós-pandemia pode ser uma aposta muito interessante, mas se não estudado direito, também não se concretizará”, analisa Marquesi.

Clubes de assinatura de livros são os mais procurados e correspondem por 27% das compras. O CEO do Turista Literário, Francisco Kronemberger, explica no que consiste as caixas surpresas preparadas pelo projeto.

“Ele [o assinante] literalmente recebe uma malinha para que possa viajar por aquele universo literário e recebe ítens para estimular os sentidos. Então, por exemplo, se na narrativa a protagonista passa por um campo de lavanda, nós mandamos um sabonetinho com cheiro de lavanda”, detalha.

Para a Chefe de Cozinha Camila Vilela Monte, não poder viajar e evitar de sair para visitar lojas físicas a fez tomar a decisão de participar de um clube de cafés aromáticos.

“A solução que eu consegui encontrar foi fazer parte do clube de assinatura de cafés especiais de uma determinada cafeteria que eu já sigo já gosto. Eu já conheço a procedência e a qualidade, então é muito bacana porque eu recebo mensalmente meu café em casa e no meu conforto.”

Fonte: CNN Brasil