Política
Quarta-feira, 12 de novembro de 2025

Lula deve falar com ministros do STF antes de definir sucessor de Barroso

Nos últimos dias, interlocutores do presidente já trataram do tema com ministros da Suprema Corte

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve conversar com ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) antes de anunciar seu escolhido para a vaga de Luís Roberto Barroso, que irá se aposentar da Corte de forma antecipada.

A ideia do petista, de acordo com assessores presidenciais, é apresentar o nome de seu favorito para mensurar a aceitação na Suprema Corte.

Nas escolhas de Cristiano Zanin e de Flávio Dino, Lula ouviu magistrados antes de anunciá-los. Nas palavras de um auxiliar presidencial, seria um gesto de respeito.

Nos últimos dias, de acordo com relatos feitos à CNN Brasil, interlocutores do presidente chegaram a procurar ministros do STF para ouvir opiniões sobre o perfil que deve ser escolhido pelo petista.

Hoje, o favorito do presidente é o advogado-geral da União, Jorge Messias. No entanto, na Suprema Corte há simpatia maior pela indicação do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Por isso, auxiliares petistas defendem que o presidente realize o anúncio o mais rápido possível, ainda nesta semana, para evitar que a pressão por Pacheco atrapalhe a indicação de Messias.

Se Pacheco tem maior apoio no Judiciário e no Legislativo, Messias é o favorito no Executivo, sobretudo entre assessores de esquerda e aliados históricos do petista.

Lula já deixou claro que o critério principal de sua escolha será a confiança, o mesmo utilizado nas indicações de Zanin e Dino.

Fonte: CNN