
Ministro da Fazenda afirma que Brasil tem instrumentos e está bem posicionado para enfrentar turbulência internacional
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (8), em entrevista à Folha de S.Paulo, que os Estados Unidos, que criaram as regras da globalização, agora tentam reverter o jogo diante da ascensão da China. “Quarenta anos depois, eles descobriram que perderam o jogo. E querem mudar as regras do jogo”, declarou.
Segundo ele, a atual conjuntura econômica global é complexa e, portanto, fazer previsões neste cenário é inviável. “Nada mais vai ficar constante” após a escalada protecionista liderada por Donald Trump, afirmou o ministro.
“O problema de analisar a fotografia num momento dinâmico, em que transformações acontecem em bases semanais, é a cláusula do ‘tudo mais constante’. A hipótese está errada”, disse o ministro, ao comentar os impactos da nova rodada de tarifas americanas sobre produtos importados de mais de 180 países.
A fala de Haddad vem em meio à nova escalada de tensões comerciais entre EUA e China. Trump ameaçou aplicar uma tarifa adicional de 50% caso os chineses não desistam de uma retaliação de 34% de sobretaxa sobre produtos americanos, mas o gigante asiático disse nesta terça-feira que o tarifaço de Trump é “chantagem”, e que irá “lutar até o fim”.
Fonte: InfoMoney