Agronegócio
Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Brasil ultrapassa EUA como maior fornecedor de milho da China

As exportações brasileiras do grão para o país asiático somaram 8,79 milhões de toneladas no acumulado do ano até novembro

O Brasil superou os Estados Unidos como o principal fornecedor de milho para a China, apenas um ano após a aprovação dos embarques do país sul-americano.

De janeiro a novembro, as exportações brasileiras do grão para a China totalizaram 8,79 milhões de toneladas, representando 40% do total de 22,18 milhões de toneladas importadas pelo país asiático, conforme dados alfandegários. Em contraste, as remessas dos EUA atingiram 6,50 milhões de toneladas, cerca de 30% do total e menos da metade em comparação ao ano anterior.

Anteriormente dependente dos EUA e da Ucrânia, a China buscou diversificar seus fornecedores ao mesmo tempo em que a produção de milho no Brasil alcançou níveis recordes. As importações chinesas ultrapassaram 20 milhões de toneladas por três anos consecutivos, impulsionadas por uma recomposição de estoques e uma alta demanda por ração animal.

“A safra gigante do Brasil e o preço acessível do milho contribuíram para essa mudança”, observou Cherry Zhang, analista da Shanghai JC Intelligence. “Além disso, as relações amistosas entre os dois países foram um fator significativo.” As empresas de comércio encomendaram grandes volumes do grão brasileiro no início do ano, e agora essas remessas estão chegando à China. As importações totais de milho em novembro atingiram o nível mais alto desde o início da série de dados em 2005.

No ano passado, a China assinou um acordo de compra de milho com o Brasil, e o primeiro embarque chegou em janeiro. As importações chinesas de milho brasileiro em dezembro devem atingir pelo menos 1,5 milhão de toneladas e devem permanecer elevadas em 2024, de acordo com a Shanghai JC.

Entretanto, a queda nos preços do milho em Chicago e os desafios logísticos que afetam as exportações brasileiras podem levar as empresas de comércio a reconsiderar os embarques dos EUA, conforme indicam operadores e analistas.

Independentemente da origem mais atrativa, os exportadores enfrentarão um mercado enfraquecido. Os futuros de milho na bolsa de commodities de Dalian registraram uma queda de 18% em 2023, atingindo o patamar mais baixo em mais de três anos. Em Chicago, as cotações afundaram 30%.

“A perspectiva pessimista permeia o mercado”, afirmou a corretora chinesa Holly Futures em comunicado. “Os produtores enfrentam uma pressão considerável para vender seus grãos, enquanto as empresas de comércio hesitam em acumular estoques.”

A queda nos lucros dos pecuaristas e frigoríficos chineses, principais consumidores do grão, ameaça as perspectivas para a demanda.

Fonte: Bloomberg