Negócios
Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Rival da Serasa, Fico se junta à Belvo em score de crédito em tempo real

A empresa americana Fico, especializada em análise de crédito de consumidores e concorrente no Brasil de nomes como Serasa e Boa Vista, está empenhada em ampliar sua presença no mercado local. Ela foi selecionada pela fintech mexicana Belvo, que se dedica ao open finance, para criar uma inovadora ferramenta de pontuação de crédito em tempo real, aumentando assim a eficácia das avaliações bancárias.

Ainda em fase piloto, essa nova solução será conhecida como “Belvo Open Finance Score” e se destaca pela sua capacidade de atualizar as informações no momento em que novos dados relativos ao CPF de um indivíduo se tornam disponíveis, como, por exemplo, um aumento salarial. Destinada a instituições financeiras, essa ferramenta pretende competir com a vertente B2B das tradicionais Serasa e Boa Vista.

Para se distinguir dos seus concorrentes, esse sistema operará como um painel completo de informações, indo além da simples atribuição de uma pontuação para a situação financeira dos indivíduos analisados. O objetivo principal é aprimorar a gestão de riscos e reduzir os custos operacionais, integrando os dados de maneira mais eficiente. Ao contrário das soluções oferecidas por Serasa e Boa Vista, o consumidor final não terá acesso aos resultados.

“Com essa solução, teremos uma visão abrangente da situação financeira do cliente. Se soubermos que o cliente obteve um aumento salarial, por exemplo, por que esperar para refletir isso na sua pontuação de crédito?” – indaga Albert Morales, gerente-geral da Belvo no Brasil. “Eu gosto de comparar essa solução a um serviço de streaming. Não se trata apenas de consultar, mas de fornecer informações em tempo real.”

Graças à estrutura de open finance recentemente implementada pelo Banco Central, a ferramenta pode usar aprendizado de máquina para calcular a pontuação do cliente com base na coleta autorizada de dados de transações financeiras. No entanto, não é uma tarefa simples extrair informações estratégicas e confiáveis das diversas fontes de dados, como contas correntes, cartões de crédito, débito e plataformas de investimento.

É por isso que a startup mexicana optou por colaborar com uma grande empresa. A solução foi desenvolvida com a tecnologia da Fico, uma líder global em pontuação de crédito que atua na América Latina desde os anos 1990 e tem um valor de mercado de US$ 22,7 bilhões na Bolsa de Nova York. No Brasil, a Fico já fornece tecnologia e infraestrutura para importantes bancos, como Itaú, Bradesco e Santander.

Outro ponto forte do Belvo Open Finance Score é a sua capacidade de atender a instituições financeiras menores em várias regiões do país, oferecendo pacotes personalizados a preços mais acessíveis em comparação com a média do mercado, de acordo com o tamanho do cliente. As empresas parceiras estimam alcançar até 35 milhões de consumidores finais, ou seja, os clientes das empresas contratantes, com esse novo produto.

No Brasil, o Serasa Experian oferece uma solução para o setor corporativo, seu Score PJ, que fornece apenas a pontuação do potencial tomador de crédito. É possível, mediante um pagamento adicional, acessar informações sobre negativações, protestos e até receber alertas sobre consultas feitas por usuários. No entanto, nem o Serasa nem seu concorrente Boa Vista operam com informações em tempo real.

Fonte: Pipeline Valor