Tecnologia
Segunda-feira, 29 de abril de 2024

‘Disco voador’ chinês tem primeiro teste realizado e impressiona

Um curioso disco voador, chamado de eVTOL (sigla em inglês para “veículo elétrico de pouso e decolagem vertical”), foi construído na China pela empresa Shenzhen UFO Power Technology e, recentemente, fez seu primeiro voo público, deixando muitas pessoas surpresas e impressionadas.

    A primeira decolagem do disco voador aconteceu em Shenzhen, sul da China, no dia 3 de junho, e foi registrada em vídeo. Nas imagens, é possível ver o veículo voando sobre uma grande quantidade de pessoas, bem como o design moderno e compacto do eVTOL.

    Confira o vídeo do “disco voador” chinês na íntegra:

    De acordo com portais chineses, o eVTOL da Shenzhen UFO Power Technology apresenta ao todo 12 hélices, que estão dispostas ao longo da nave pela cabine, que conta com espaço para apenas uma pessoa. Além disso, a impressionante aeronave pode alcançar até 200 metros de altura e realizar voos de até 15 minutos. Vale lembrar, aliás, que o item estava sendo desenvolvido há cerca de três anos e só agora teve um teste realizado em frente ao grande público.

    A nave criada pela Shenzhen UFO Power Technology é a primeira em formato de disco, mas não é o primeiro eVTOL criado na China. Outra companhia que desenvolve os produtos é a XPeng AeroHT, que, em 2022, já havia revelado ao mercado o modelo X2. O veículo aéreo teve sua primeira demonstração em 2022 e, segundo a empresa, alcança 130 km/h e possibilita voos de 35 minutos.

      No Brasil, já existem movimentações por parte da Embraer para que o país também tenha um modelo exclusivo de eVTOL. Por meio de sua subsidiária, chamada Eve, a fabricante de aeronaves acredita que, em 2026, já tenha uma certificação para oficializar o lançamento do veículo. Contudo, um voo teste programado para 2024 não está descartado.

      Fonte: TecMundo