Tecnologia
Terça-feira, 30 de abril de 2024

Samsung e Tesla podem fazer parceria para criar chips de IA para carros

A Samsung e a Tesla podem iniciar uma parceria para o desenvolvimento de tecnologias automotivas de ponta. A notícia foi divulgada pela empresa sul-coreana no último domingo (14).

No último dia 10 de maio, Elon Musk, CEO da Tesla, e Lee Jae-yong, presidente executivo da Samsung Electronics, se encontraram no centro de pesquisa de semicondutores da marca sul-coreana na Califórnia. Apauta da reunião privada seria um acordo para criação de chips para carros autônomos.

Foto do encontro dos executivos da Tesla e Samsung.

Foto do encontro dos executivos da Tesla e Samsung.

Segundo os analistas, a conversa entre os executivos da Tesla e Samsung pode resultar em uma parceria que expande a atuação das duas marcas no setor de chips automotivos. Dados indicam que o faturamento desse mercado pode atingir US$ 700 bilhões até 2028.

Vale mencionar que a Samsung investe em hardware automotivo há algum tempo. Em 2022, por exemplo, a companhia revelou uma linha de chips de memória para carros com recursos modernos.

Em destaque, os novos processadores atuam com Sistemas Avançados de Assistentes de Direção (ADAS) e Sistemas de Infoentrenimento de veículo (IVI). Elementos que constantemente estão sendo aplicados em veículos modernos.

No início de 2023, a Samsung anunciou a fabricação de chips de 5nm para a empresa norte-americana de semicondutores Ambarella. Conforme as informações, o SoC em questão foi projetado para ser usado como um controlador de IA em carros autônomos.

Samsung investe em tecnologias para carros autônomos.

Samsung investe em tecnologias para carros autônomos.

Visita de negócios aos EUA

Um artigo da agência de notícias sul-coreana Yonhap revela detalhes da viagem de 22 dias de Lee Jae-yong aos EUA. Além do encontro com Musk, o executivo da Samsung teve reuniões com outros líderes de empresas norte-americanas de tecnologia.

Segundo as informações, Jae-yong também conheceu pessoalmente Satya Nadella, CEO da Microsoft e Sundar Pichai, CEO do Google. Entretanto, os assuntos discutidos nesses compromissos não foram revelados.

Fonte: TecMundo