Política
Domingo, 16 de junho de 2024

PL entrará com representação contra Janones no Conselho de Ética, diz Eduardo Bolsonaro

Em publicação nas redes sociais, deputado federal disse que telefonou para presidente do partido e também estuda outras medidas

deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou, nesta quarta-feira (29), que seu partido entrará com representação no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados contra o deputado André Janones (Avante-MG).

“Telefonei de manhã para o presidente Valdemar do PL, legitimado a representar no conselho de ética, e ficou acertado que o PL ingressará contra o dep. Janones no conselho de ética. Outras medidas estão sendo estudadas também”, escreveu Eduardo no Twitter.

A assessoria do PL informou à CNN que a representação ainda não foi protocolada, mas deve ocorrer ainda nesta quarta.

CNN tenta contato com a assessoria de Janones.

Nesta terça-feira (28), Janones estava entre os deputados que proferiram insultos homofóbicos contra o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG). Ele foi chamado de “chupetinha” e “Nikole”. Veja a discussão no vídeo abaixo.Nikolas Ferreira e André Janones batem boca na CCJ; veja momento | CNN ARENANikolas Ferreira e André Janones batem boca na CCJ

A comissão, que se reuniu para ouvir o ministro da Justiça, Flávio Dino, foi marcada por debates intensos entre governistas e a oposição.

Na reta final do encontro, Nikolas Ferreira pediu que Dino tratasse a comissão “com respeito, sem deboche”, afirmando que aquele ambiente “não tem palhaços”.

Foi, então, que outros congressistas começaram a atacar o deputado bolsonarista.

A primeira ofensa homofóbica que se ouve é “chupeta”, apelido que surgiu após disseminação de um vídeo fake que circulou nas redes sociais no ano passado, associando o deputado a ato erótico.

Pouco depois, deputados gritam “peruca” e “Nikole”, referências a um episódio protagonizado por Nikolas no último dia 8 de março, data em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher.

Na ocasião, o deputado do PL subiu ao púlpito do plenário da Câmara dos Deputados com uma peruca — que vestiu ao afirmar que “se sentia mulher” — e disse que “mulheres estão perdendo espaço para homens que se sentem mulheres”.

Em meio aos ataques, o parlamentar interrompeu sua fala e pediu para que o presidente da Comissão, deputado Rui Falcão (PT-SP), parasse o relógio.

Quando Falcão solicita para que ele prossiga com a sua fala, é possível ouvir outro deputado dizer: “Vai, Chupetinha”.

A CNN procurou a assessoria do deputado Nikolas Ferreira, que não se manifestou sobre o ocorrido.

Fonte: CNN