Agronegócio
Sexta-feira, 12 de abril de 2024

Oportunidades de emprego no agro quase dobram em um ano, segundo plataforma

Setor vem batendo recordes sucessivos nos últimos anos, e o bom desempenho reflete uma maior demanda no mercado de trabalho


O agronegócio foi responsável por quase um terço do Produto Interno Bruto do Brasil (PIB) em 2021, alcançando 27,4%. Essa é a maior fatia do PIB desde 2004.

Os dados são do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq USP, em parceria com a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil).

O setor vem batendo recordes sucessivos nos últimos anos, e o bom desempenho reflete uma maior demanda no mercado de trabalho. Um levantamento feito pelo site Empregos.com.br apontou um crescimento de 96,4% no número de vagas disponíveis.

Em 2019, a plataforma registrou 2.200 oportunidades de emprego nesta área, enquanto 2022 o número de postos de trabalho abertos chegou a 4.321. Atualmente, o site está com 425 vagas abertas no setor.

Os cargos que mais precisam de profissionais são: representante comercial, motorista e operador de máquinas. O setor também cresce em áreas como tecnologia, estratégia e marketing.

Fonte: CNN