No Mundo
Quinta-feira, 9 de maio de 2024

Nancy Pelosi diz que não buscará reeleição para liderança democrata na Câmara

Anúncio acontece após os Republicanos conquistarem a maioria de parlamentares na Casa com as eleições de meio de mandato de 2022

A presidente da Câmara dos Estados UnidosNancy Pelosi, anunciou nesta quinta-feira (17) que não buscará a reeleição para a liderança do Partido Democrata na Casa.

O anúncio acontece após os Republicanos conquistarem a maioria de parlamentares na Câmara com as eleições de meio de mandato de 2022.

Em um discurso no plenário, Pelosi elogiou as conquistas legislativas do partido sob sua liderança antes de dizer: “Agora devemos avançar com ousadia para o futuro. Chegou a hora de uma nova geração liderar o caucus democrata”. Porém, ela não apontou quem apoiará para o papel, avaliando que este não é o momento para essa decisão.

Ela também pontuou que continuará “falando pelo povo de São Francisco” como congressista, mas não buscará a reeleição para um cargo de liderança.

Pelosi revelou que quando visitou a capital pela primeira vez quando criança, nunca imaginou que passaria “de dona de casa a presidente da Câmara”.

A democrata também agradeceu ao marido Paul por ser um “pilar de apoio”, ressaltando que estava grata por todos os votos de melhoras que receberam por sua recuperação contínua após um ataque brutal.

Mesmo com a vitória republicana na Câmara, o resultado não foi uma conquista avassaladora de assentos na Casa, como era previsto. Além disso, os Democratas asseguraram maioria no Senado, ação importante para o governo de Joe Biden.

Após o anúncio de Pelosi, o líder da maioria na Câmara, o deputado Steny Hoyer, também disse não concorrerá à liderança eleita no próximo Congresso.

Futuro de Pelosi

Ao se recusar a concorrer a uma posição de liderança, mas permanecer no Congresso, Nancy Pelosi ainda pode preencher uma variedade de funções no Partido Democrata, explica a repórter da CNN no Capitólio Melanie Zanona.

“Ela vai ser uma conselheira. Obviamente, sabemos que Nancy Pelosi é uma estrategista mestre. E isso será extremamente importante para os democratas”, dada a pequena maioria dos republicanos na câmara baixa, explicou Zanona.

“Eles podem ter muito poder. Eles podem tornar a vida de Kevin McCarthy bastante complicada se ficarem juntos. É esperado que Nancy Pelosi ainda esteja aconselhando, mesmo que informalmente”, continuou.

Conversa com Biden

O presidente dos EUA, Joe Biden, conversou com Nancy Pelosi na manhã desta quinta-feira e a parabenizou por “seu mandato histórico como presidente da Câmara”, segundo a Casa Branca.

Biden afirmou em um comunicado que “a história notará que ela foi a presidente da Câmara dos Deputados de maior importância em nossa história”.

“Em tudo o que ela faz, ela reflete dignidade em suas ações e uma dignidade que vê na vida das pessoas desta nação”, acrescentou.

“Por causa de Nancy Pelosi, a vida de milhões e milhões de americanos é melhor, mesmo em distritos representados por republicanos que votaram contra seus projetos de lei e muitas vezes a difamam. Essa é Nancy – sempre trabalhando pela dignidade de todas as pessoas”, continuou o presidente.

Em sua declaração, o democrata também relembrou o trabalho da colega ao longo de seu tempo e observou que “a história também notará sua ferocidade e determinação em proteger nossa democracia da insurreição violenta e mortal de 6 de janeiro”.

“Ela pode estar deixando seu papel de liderança no Caucus democrata da Câmara, mas nunca desistirá de proteger nossa sagrada democracia”, adicionou, dizendo que a nação tem com ela “uma profunda dívida de gratidão por seu serviço, seu patriotismo e acima de tudo, sua dignidade absoluta”.

Fonte: CNN