Economia
Quinta-feira, 2 de maio de 2024

Cresce em 41% os ataques de hackers ao setor PME no Brasil: entenda como as empresas podem manter os dados em segurança

Serviço de segurança as a service pode ser aliado na proteção das informações digitais

Embora as ferramentas digitais proporcionem inúmeras facilidades, os ataques de hackers estão se tornando cada vez mais comuns, e o foco são os negócios que apresentam vulnerabilidades de proteção. De acordo com o relatório divulgado pela Kaspersky, empresa internacional de cibersegurança e privacidade digital, as invasões de hackers em pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras, cresceram 41% em 2022. Diante desse cenário, algumas soluções como o serviço de segurança as a service estão se tornando cada vez mais comuns entre as companhias.  

Na Arklok, empresa referência no outsourcing de infraestrutura de TI, o suporte técnico e disponibilização de dispositivos que garantem todas as etapas de segurança fazem parte do escopo de serviços ofertados aos clientes. Com o alto índice de invasões e vazamento de dados, a contratação desse tipo de solução aumentou, sobretudo, nos dois últimos anos. 

“Os ataques às empresas aumentaram por conta da popularização do home office. Com isso, o volume de acessos remotos aos dados das empresas cresceu e as pessoas passaram a visualizar documentos importantes diretamente de casa. Nós observamos que as grandes empresas dispunham de uma infraestrutura maior de segurança para se adaptar ao trabalho remoto. Já os pequenos e médios negócios enfrentaram mais dificuldade para manter os dados seguros. É essa fragilidade que despertou o interesse dos hackers”, explica Renan Torres, vice-presidente da Arklok. 

Com o crescimento do ransomware, um tipo de malware de sequestro de dados feito por meio de criptografia, é indispensável que as empresas escolham um sistema endpoint eficaz no qual seja possível controlar e visualizar todos os aparelhos que estejam conectados na rede. Esse tipo de tecnologia é capaz de acompanhar as mutações e evoluções dos malwares, sendo uma tecnologia que dificilmente ficará obsoleta. 

De acordo com o estudo divulgado pela Check Point, o número de ataques de ransomware a organizações aumentou 93%. Para manter as informações longe dos criminosos digitais é importante entender que uma segurança eficiente é composta por diferentes etapas e tecnologias. 

“Nosso serviço de SECaaS engloba Firewall, SD-Wan e endpoint, além de contar com todo o suporte técnico necessário para lidar com qualquer tipo de ameaça. Dessa forma, as companhias não precisam se preocupar em designar um funcionário específico para cuidar desses processos que precisam funcionar de forma sinérgica, ressalta Renan Torres.  

E para os que não estão familiarizados com os termos, um Firewall, por exemplo, é um dispositivo de segurança que monitora todo o tráfego de rede de entrada e saída e decide permitir ou bloquear caminhos específicos de acordo com um conjunto definido de regras de segurança. Os Firewalls são a linha de frente da defesa na segurança de rede há mais de 25 anos. Afinal, eles garantem uma barreira entre redes que podem ser confiáveis ou não, como a Internet.  

Já o SD-WAN, ou soluções de rede de área ampla definidas, transformam os recursos da empresa utilizando uma rede de computadores, favorecendo a conectividade multinuvem com o objetivo de oferecer um desempenho de alta velocidade para as aplicações na borda WAN das filiais. 

A combinação de todas essas tecnologias e dispositivos formam um sistema de segurança e comunicação de dados mais efetivo e bem estruturado. Além dessas ferramentas que colaboram efetivamente para a proteção das companhias, é indispensável que os empresários tenham consciência da importância do sigilo dos dados e, também, dos riscos que essa era digital oferece.  

“Informação digital para os hackers é ouro, por isso, precisamos proteger esses dados da melhor forma possível. Diante de uma sociedade cada vez mais conectada, é necessário que estejamos cientes dos riscos que essa nova estrutura oferece, para então podermos desfrutar de forma mais despreocupada das inúmeras vantagens que a tecnologia nos oferece”, finaliza o vice-presidente da Arklok.  

Fonte: BizNews