A Reserva está lançando uma marca de roupas básicas, um movimento que coloca a varejista controlada pela Arezzo&Co em competição próxima com a Hering e mais do que dobra seu mercado endereçável.
A nova marca — batizada de Simples — vai a mercado amanhã, com uma linha de produtos focada em malha e moletom. Serão 142 SKUs, incluindo camisetas, casacos, calças, bermudas e vestidos.
Por enquanto, as vendas serão feitas apenas no ecommerce e algumas lojas multimarcas, mas uma primeira loja própria deve abrir no Rio de Janeiro antes do final do ano.
“Estamos descendo um pouco na cadeia de valor,” Rony Meisler, o fundador da Reserva e sócio da Arezzo&Co, disse ao Brazil Journal. “Na Reserva, o nosso foco é nos públicos A e B1 e acabamos arranhando um pouco no B2. Com a Simples, vamos focar no B1 e B2 e arranhar um pouco no C1.”
Segundo ele, enquanto o mercado endereçável da Reserva gira em torno de R$ 45 bilhões, o da Simples é de mais de R$ 115 bi.
A Simples é fruto de um ano e meio de trabalho da Reserva no desenvolvimento da coleção, cadastramento do sourcing e construção da marca.
Dois meses atrás, a empresa começou um teste de aceitação com o lançamento da camiseta Simples — uma assinatura trimestral de uma camiseta básica que custa em torno de R$ 89. A camiseta-serviço já conquistou quase 20.000 assinantes.
A Reserva também abriu algumas ‘store in stores’ da Simples em 20 de suas lojas, e apresentou a primeira coleção da marca no Pulsar, o showroom da Arezzo&Co para as lojas multimarcas, que aconteceu há um mês.
Para liderar a nova marca, a Reserva escalou João Souza, que começou na companhia como estagiário há apenas quatro anos. Segundo ele, a Simples vai começar com entradas mensais de novas coleções até entrar no modelo tradicional de coleções semestrais.
“Vamos começar com malha e moletom, mas depois já vamos lançar camisaria, sarja e jeans,” disse João.
Naturalmente, a Simples vai gerar comparações com a Hering, a marca do Grupo Soma que é sinônimo de moda básica há décadas.
Mas Rony diz que a Arezzo&Co “não pensa em marca com base no que os outros players fazem.” Para ele, “marca tem que nascer com um propósito próprio e achamos que tem espaço e demanda no Brasil para uma marca básica com produtos de qualidade e democráticos.”
Além disso, a Simples tem um posicionamento de preço ligeiramente acima da Hering. Enquanto uma camiseta básica da Hering custa em torno de R$ 60-R$70, a da Simples sai por R$ 89. Já a camiseta básica da Reserva sai por R$ 140.
Dado o volume do mercado, no médio prazo a Simples pode se tornar até maior que a própria Reserva, disse Rony. “Se a gente for bem sucedido, isso pode ser gigante.”
A nova marca vem poucos meses depois da Reserva lançar a Reversa, uma linha de produtos femininos dentro de suas lojas. Segundo Rony, a Reversa já representa em torno de 5% das vendas nas lojas onde está presente.
Fonte: Brazil Journal