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Quarta-feira, 2 de julho de 2025

Saiba quem é a gigante do pet que tem tudo pronto para o IPO e brigar pela liderança perdida

Pioneira no segmento de megalojas de produtos e serviços para pets, a Cobasi planeja inaugurar mais 40 lojas até o final de dezembro e fechar 2022 com 185 unidades distribuídas por 16 estados. O número poderia ser maior, mas o CEO da companhia, Paulo Nassar, prefere ser conservador, por considerar 2022 um ano ainda difícil. A desordem na cadeia logística mundial causada por pandemia e guerra entre Rússia e Ucrânia gerou falta de insumos e aumento de custo. “Antes da Covid, o frete de um contêiner da China até o porto de Santos era US$ 1,8 mil, aí passou para US$ 11 mil e hoje está em US$ 9 mil”, disse o executivo. Para absorver parte do problema e não sobrecarregar os clientes, a margem de lucro foi reduzida, condição possível porque as finanças estão em dia.

Segundo Nassar, a Cobasi sempre cresceu com caixa próprio, pois acha arriscado depender de alavancagem em um país com juros elevados. A taxa Selic está em 13,75%. Entretanto, no ano passado a empresa abriu espaço para a entrada de recursos vindos do fundo de investimentos Kinea, R$ 300 milhões que ajudaram a acelerar o crescimento e a estimar faturamento de R$ 2,2 bilhões para 2022, 30% acima do registrado no ano passado. “É um fundo sênior que também está nos ajudando na governança corporativa, e tem prazo para sair”, afirmou o CEO. Essa valorização organizada é parte de um objetivo maior: a abertura de capital, que deve acontecer nos próximos dois anos.MAIS LOJAS Da primeira megaloja aberta em 1994, empresa pode fechar 2022 com 185 unidades distribuídas por 16 estados.

Da primeira megaloja aberta em 1994, empresa pode fechar 2022 com 185 unidades distribuídas por 16 estados.

A entrada na B3 deve trazer muita liquidez para a companhia e ampliar as chances de voltar à liderança do setor, posição ocupada até 2020. Foi quando aconteceu o IPO da Petz. A concorrente arrecadou quase R$ 2 bilhões na abertura de vendas das ações, investiu em novas lojas e tomou a frente. De acordo com Nassar, um fator positivo é que embora já estejam prontos para esse processo, não dependem dele agora. “Estamos preparados e auditados, mas sem pressa. Vai acontecer quando sentirmos que é o momento”, disse. Enquanto isso, o plano para o ano que vem é seguir ganhando espaço por conta própria, com a inauguração de outras 40 lojas.

OPORTUNIDADE A expansão tanto da Cobasi quanto da concorrência tem sido favorecida pela forma como a pandemia da Covid-19 mudou a relação das pessoas com seus pets e os hábitos de compras em torno dela. Seja pelo distanciamento social, seja pela praticidade, a procura pelo e-commerce cresceu e gerou alta de 48% no faturamento do comércio digital no setor entre 2020 e 2021, passando de R$ 1,9 bilhão para R$ 2,8 bilhões. Só no primeiro trimestre de 2022 o resultado já foi maior que isso: R$ 3,3 bilhões. Esses dados do Instituto Pet Brasil (IPB) mostram que a mudança também fez bem às lojas. O presidente do Conselho Consultivo da entidade, Nelo Marraccini, disse que as vendas na internet “são excelentes para as empresas se aproximarem dos clientes, conquistar novos públicos, ampliar faturamento e contribuir para o crescimento do mercado”. Esse foi o roteiro adotado pela Cobasi, a partir de 2018, para elevar de 4% para os atuais 32% a participação do e-commerce nas vendas totais da empresa.

Segundo o CEO da companhia, essa transformação digital exigiu uma verdadeira reestruturação do negócio. “Criamos site, app e superapps com parceiros, formamos time e buscamos tecnologia apartada das lojas físicas”, disse Nassar. “É como se fosse uma startup dentro da empresa.” Essa expansão no universo virtual acontece em sintonia com o crescimento das lojas físicas, dando sustentação à construção da plataforma de ominicanalidade, processo que ainda embute a evolução dos processos de logística. A Cobasi tem automatização, agilidade e precisão das equipes de loja, parceiros terceirizados e logística regional para cumprir a promessa de entregar os produtos na casa dos clientes em até quatro horas. “Se comprar nos canais para retirar na loja, o tempo médio é de 45 minutos”, afirmou o executivo.

Outro dado do IPB vai ao encontro das perspectivas de Nassar. De acordo com o instituto, o mercado pet deve faturar R$ 58,9 bilhões em 2022, com crescimento de 14% sobre o ano passado. Ainda que tutores tenham feito cortes nos gastos com seus animais. Para Nassar, os clientes reduziram supérfluos, mas não deixaram de investir no melhor cuidado com alimentação e saúde. A expectativa é de aquecimento nas vendas daqui para frente. “Temos a questão dos dissídios, que impactam nos salários e podem ajudar na movimentação do varejo”, disse o CEO, que espera uma boa resposta já no mês que vem, apostando nas promoções de aniversário da Cobasi. E na satisfação dos clientes de irem às lojas. “As pessoas vão ao mercado por obrigação, mas à pet shop é por prazer.”

Fonte: IstoéDinheiro