Cultura
Domingo, 20 de abril de 2025

Estação Sé do Metrô tem exposição com releituras de Portinari

Painéis com onze releituras das obras de Candido Portinari serão expostos na Estação da Sé do Metrô. A ação inédita é uma parceria entre o MIS Experience – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo –, o Museu do Catavento e o programa Fábricas de Cultura.

Os trabalhos assinados por grafiteiros da capital paulista permanecerão em exibição até 24 de abril. Com o apoio da Companhia do Metropolitano de São Paulo, sob gestão da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM), a proposta é que a exposição circule por outras estações nos próximos meses.Obra “Chorinho” – releitura pelo artista Rodrigo Mandi

Na estação Sé, os painéis serão alocados no mezanino, logo após as catracas, e contam com reproduções criadas pelos artistas Lais da Lama, Ana Kia, Del André, PRETOtna, Dimas Miguel, Mari Pavanelli, Pixote Mushi, Tiago Zaka, Fernando Berg, Thiago Monster Ectoplasma e Rodrigo Mandi.

“O Mestiço” (1934), “Cangaceiro” (1951), “Retirantes” (1944) e “Chorinho” (1942), de Portinari, foram alguns dos trabalhos que inspiraram os artistas. Livres para criar, os grafiteiros trouxeram um novo olhar para temáticas genuinamente brasileiras – uma marca de Portinari. O pintor produziu cerca de 5 mil obras ao longo da sua vida e é considerado um dos artistas que mais retratou seu país e sua gente.

Fonte: Catraca Livre