Destaques
Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Ibovespa cai e volta a destoar do exterior, apesar de otimismo sobre Ômicron

O principal índice da bolsa brasileira recuava nesta terça-feira, mantendo-se à parte do clima positivo das bolsas globais nesse início de 2022, após também ir na contramão do cenário externo e cair na primeira sessão do ano.

Às 11:31, o Ibovespa caía 0,70%, a 103.198,98 pontos. O volume financeiro era de 4,6 bilhões de reais.

Os principais índices de ações Estados Unidos subiam, assim como o índice pan-europeu STOXX 600, ampliando início positivo de ano, após a Organização Mundial da Saúde dizer que estão surgindo novas evidências de que a variante Ômicron da Covid-19 afeta o trato respiratório superior, causando sintomas mais leves do que as variantes anteriores.

A alta das ações no exterior ocorre mesmo com os rendimentos dos títulos do governo nos EUA e na zona do euro sendo impulsionados por expectativas de uma política monetária mais apertada.

O Ibovespa tentou seguir o bom humor externo, mas assim como na véspera, o otimismo da abertura durou pouco. Pesa na cena doméstica o movimento de servidores por reajustes salariais, que ganhou apoio de funcionários do Banco Central, enquanto, segundo a Folha de São Paulo, servidores da área de planejamento e orçamento do governo federal também avaliam medidas.

Quadro de potencial menor crescimento econômico, taxa de juros em alta e inflação em patamares elevados também ajudar a limitar desempenho da bolsa brasileira.

As ações de Intermédica eram a principal contribuição negativa para o índice, enquanto do outro lado estava a Vale.

Esse é o primeiro dia de negociação da nova composição do Ibovespa, com três papéis aderindo ao índice e a saída de outros dois.

Investidores monitoravam ainda a saúde do presidente Jair Bolsonaro, que não precisará passar por cirurgia em meio a um quadro de obstrução intestinal, segundo boletim médico.

Fonte: Reuters