Internacional
Sábado, 20 de abril de 2024

Vulcão entra em erupção nas ilhas Canárias, na Espanha

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, no arquipélago das Canárias, entrou em erupção neste domingo (19) após dias de intensa vigilância devido à sua atividade sísmica, anunciaram as autoridades locais.
O vulcão expeliu grandes colunas de fumaça, cinzas e lava, de acordo com as primeiras imagens transmitidas ao vivo pela televisão pública espanhola por volta das 15h30 (11h30 no horário de Brasília).
O presidente regional das Canárias, Ángel Víctor Torres, afirmou que foi uma sorte a erupção ter acontecido em uma área despovoada na ilha de 80 mil habitantes e que não há registro de feridos.
O governo local, que tinha começado a evacuar antecipadamente pessoas doentes nas áreas habitadas próximas ao vulcão, enviou um comunicado para que os moradores redobrem as precauções e se mantenham longe da área e das estradas.
Duas horas após a erupção, com lava descendo por cinco fissuras na encosta do vulcão, o governo ordenou a evacuação de quatro vilarejos, incluindo El Paso e Los Llanos de Aridane. Cinco abrigos estão recebendo a população local, e soldados foram deslocados para ajudar na operação. A Guarda Civil espanhola também auxilia na operação de evacuação de 5.000 a 10.000 pessoas.
Após o anoitecer, imagens mostravam jatos de lava disparando centenas de metros para cima e pelos menos três rios alaranjados que desciam o vulcão e corriam entre florestas e terras agrícolas. Um rio de lava chegou a cruzar uma estrada e alcançou casas em El Paso.
“Quando o vulcão entrou em erupção hoje, eu fiquei assustada”, relatou a moradora Isabel Fuentes, 55, à emissora espanhola TVE. “Para jornalistas é algo espetacular. Para nós, é uma tragédia. Acho que a lava alcançou algumas casas de parentes.” Ela tinha cinco anos quando o vulcão entrou em atividade pela última vez, em 1971.
O premiê, Pedro Sánchez, viajará neste domingo para a ilha de La Palma, anunciou seu gabinete. Segundo comunicado do serviço de imprensa do governo espanhol, Sánchez adiou a viagem prevista para Nova York, para participar da Assembleia Geral da ONU, “e se deslocará nesta mesma tarde às Canárias para acompanhar a evolução dos acontecimentos.
O Cumbre Vieja ficou em alto nível de alerta por uma semana devido ao aumento da atividade sísmica na ilha.
Desde sábado, o Instituto de Vulcanologia das Ilhas Canárias registrou vários milhares de terremotos de baixa intensidade, de magnitude até 4, na área do vulcão.
A erupção começou na área de Cabeza de Vaca, em El Paso, informou o governo local da ilha.

Fonte: FolhaPress