Início Cultura MAM SP celebra a arte indígena contemporânea em mostra inédita

MAM SP celebra a arte indígena contemporânea em mostra inédita

Entre os destaques estão os trabalhos do Makuxi Jaider Esbell, que também é o curador da mostra; criações do líder indígena, escritor e filósofo Ailton Krenak; tecelagens de Bernaldina José Pedro; esculturas de Dalzira Xakriabá e Nei Xakriabá e muito mais.

“Moquém_Surarî” leva ao MAM SP traduções visuais das cosmovisões e narrativas dos artistas que pertencem aos povos Baniwa, Guarani Mbya, Huni Kuin, Krenak, Karipuna, Lakota, Makuxi, Marubo, Pataxó, Patamona, Taurepang, Tapirapé, Tikmũ’ũn_Maxakali, Tukano, Wapichana, Xakriabá, Xirixana e Yanomami.Sueli Maxakali, Tartaruga

Nessa seleção poderosa, há tanto nomes já conhecidos no mercado da arte quanto artistas desconhecidos (mestres das práticas xamânicas e pajés). Há também obras de roraimenses que tratam de temas políticos e territoriais.Elisclésio Makuxi, arte indígena contemporânea

O título da exposição – “Moquém_Surarî” – fala sobre a troca e a transformação de conhecimento por diferentes tempos. Segundo Jaider Esbell, um dos objetivos da curadoria é apresentar ao público outras histórias da arte, sem tentar encaixar a arte indígena em uma narrativa ocidentalizada.

“Moquém” é uma ferramenta milenar utilizada pelos povos indígenas para conservar alimentos. Entre os Makuxi, existe a lenda da transformação do “moquém” em uma mulher que subiu aos céus à procura de seu dono. No céu, “Surarî” virou a constelação responsável por trazer chuva.

A mostra conta com uma série de depoimentos em vídeo de artistas de Roraima. Todo esse material fica disponível nas redes sociais do museu.

Também estão programadas oficinas e lives com os artistas sobre assuntos como arte e xamanismo, povos indígenas e a história da arte e a força das mulheres indígenas.

Fonte: Catraca Livre

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Populares

Sancionada lei que autoriza uso da reforma do IR como fonte para Auxílio Brasil

Lançamento do aplicativo CAIXA|Auxílio Emergencial O presidente Jair Bolsonaro sancionou com vetos o projeto de lei que autoriza...

Rita Lee ganha exposição histórica no MIS SP

Mostra acontece no segundo semestre de 2021 e reúne lembranças guardadas pela artista ao longo dos seus...

Presidente diz que determinará redução da bandeira tarifária na luz

Declaração foi dada durante evento evangélico em Brasília Por Pedro Rafael Vilela - O...

Conheça a história das 7 maravilhas de origem portuguesa no mundo

Em junho de 2009, eram anunciados em Portugal, após uma sequência de shows que incluiu a brasileira...