Internacional
Domingo, 28 de abril de 2024

‘Xamã’ QAnon do ataque ao Capitólio se declara culpado

Um americano que se tornou um dos invasores do Capitólio em janeiro, com suas tatuagens expostas e seu traje com chifres de búfalo, se declarou culpado nesta sexta-feira (3) por invasão ilegal e conduta violenta, em um tribunal federal em Washington.

Jacob Chansley, um autoproclamado “xamã” e adepto das teorias da conspiração do QAnon, foi preso poucos dias após a invasão do Congresso.

Ele arriscava pegar 20 anos de prisão, mas com essa admissão de culpa sua pena deve ir para entre 41 e 51 meses de prisão, menos os oito que já passou atrás das grades, segundo a promotora Kimberly Paschall.

“Ele não tem ficha criminal, não particiou de conspiração, não foi violento” durante a agressão, disse seu advogado Albert Watkins durante a audiência por videoconferência, que pediu a seu cliente que aguardasse a decisão em liberdade.

O advogado observou que Chansley sofre há vários anos de “transtornos de personalidade” que foram agravados por um período de detenção em isolamento. O juiz Royce Lamberth indicou que decidirá posteriormente sobre uma possível libertação mais tarde. A sentença será dada no dia 17 de novembro.

O homem fazia parte da multidão de apoiadores do ex-presidente Donald Trump que invadiu o Capitólio em 6 de janeiro para tentar impedir que legisladores validassem a vitória de Joe Biden na eleição presidencial.

Chansley se autodenominou um “soldado” do QAnon, um movimento conspiratório que tem Trump como seu herói e que celebrou a invasão do Capitólio como um triunfo. Cinco pessoas morreram durante ou logo após o ataque.

Fonte: Reuters