Cultura
Terça-feira, 30 de abril de 2024

Kate Winslet é impecável no filme ‘Ammonite’


Começando pelo título, amonite é um molusco fóssil cujo corpo tem a forma de um saco e é rodeado de tentáculos. As amonites estão extintas desde a era mesozoica e são, portanto, objetos de interesse dos paleontólogos.Mary Anning, personagem de Kate Winslet no filme “Ammonite”, é uma paleontóloga e coletora de fósseis que viveu na Inglaterra entre 1799 e 1847.
Mas esse nome não quer dizer nada para a grande maioria das pessoas, muito por culpa da cultura patriarcal da época, um dos temas centrais desse filme potente e delicado, que tem na atuação de Winslet um de seus grandes trunfos.
Não fosse o fato de a atriz ter acabado de conquistar o mundo mais uma vez com a série “Mare of Easttown”, da HBO, daria até para afirmar que o trabalho em “Ammonite” poderia ser um sério candidato ao melhor de sua carreira.
A tensão entre o desejo proibido e a repressão é outro assunto fundamental deste longa, que também pode ser classificado simplesmente de uma grande história de amor.
Mary é uma pessoa embrutecida pela vida, quase antissocial, uma paleontóloga que vive na pobreza porque, em sua época, o mundo da ciência não permitia uma mulher entre seus pares. Assim, ela tira o seu sustento de uma lojinha de suvenires montada em casa, onde vende o produto de seu trabalho como cientista.
Uma tarde, um jovem rico e poderoso aparece na lojinha de Mary com sua jovem mulher pendurada no braço. Ela é Charlotte, papel de Saoirse Ronan, personagem que existiu de verdade, e com quem Mary Anning trocou muitas cartas. Mas o que acontece entre as duas nesta história é peça da imaginação do diretor e roteirista Francis Lee.
O jovem está de partida para uma viagem de trabalho, e pede que Mary acolha sua mulher, que se recupera da perda de um filho, por dinheiro.
Sem ter como recusar a oferta, ela recebe a jovem, com má vontade. Mary e Charlotte são o oposto uma da outra. A cientista é uma pessoa solitária, desleixada, de personalidade forte. A mocinha é vaidosa e se comporta como um penduricalho de luxo do marido.
Pouco a pouco, o jeito charmoso de Charlotte abre uma fenda na vida endurecida de Mary, e a atração que surge entre elas transforma um beijo inocente de boa noite numa cena arrojada de sexo, coreografada pelas próprias atrizes.
O romance em que se atiram é ilustrado com belas passagens na praia, a mesma em que Mary descobre seus fósseis. Charlotte, afinal, se encanta com o trabalho dela.
Infelizmente para as duas, no entanto, o marido volta, e traz com ele a realidade da época. O afastamento de Mary e Charlotte é sentido de maneiras diversas pelas duas mulheres, que sofrem, cada uma de seu jeito. Mas o diretor parece decidido a não contar apenas mais uma história trágica de amor lésbico.

Ammonite
EUA, Reino Unido e Austrália, 2020.
Dir.: Francis Lee. Com: Kate Winslet, Saoirse Ronan e Gemma Jones.
14 anos. Aluguel no Claro Video, Google Play, Looke, Microsoft e Apple iTunes
Avaliaçao: Muito Bom

Fonte: FolhaPress/Teté Ribeiro