O Magazine Luiza (MGLU3) comunicou nesta quarta-feira (30) que irá inaugurar suas primeiras lojas físicas no estado Rio de Janeiro, tanto na capital como no interior, marcando sua entrada no segundo maior mercado consumidor do país.
A companhia iniciou os investimentos para abrir 50 lojas no Rio de Janeiro este ano, sendo 23 delas no início de julho, em diversos pontos no estado.
Adicionalmente, a operação logística do Magalu no Rio de Janeiro — que já conta com um centro de distribuição — será ampliada, com novos cross-dockings, expansão do centro de distribuição e com centenas de entregadores parceiros na Logbee. Ao todo, serão mais de 3 mil empregos gerados no estado do Rio de Janeiro apenas em 2021, disse a companhia.
“Com a abertura das lojas, o Magalu acelera sua estratégia de expansão orgânica e leva aos clientes do Rio de Janeiro todos os benefícios do seu ecossistema, como o Cartão Luiza, o Retira Loja, a Troca Multicanal e a entrega mais rápida do varejo, incluindo os pedidos entregues na modalidade ship-from-store e a entrega em 1 hora. Vale ressaltar que, historicamente, em todas as regiões que o Magalu possui pontos físicos, as vendas digitais também aumentam”, destacou a empresa.
Ela ainda informou que a chegada das lojas também irá acelerar o Parceiro Magalu no estado. Com ele, milhares de pequenos varejistas analógicos do Rio de Janeiro poderão usar a plataforma do Magalu para cadastrar seus produtos e vender online, contando com todo o apoio das lojas nesse processo, além de serviços como logística e pagamentos, destacou.
“Para marcar esse momento histórico, a Companhia terá diversas ações, entre elas: reforma de BRTs (ônibus de trânsito rápido), guarda-sóis com a marca Magalu em toda orla carioca, wifi grátis nos trens da Supervia e bicicletas para aluguel pela cidade do Rio de Janeiro. Finalmente, a abertura de lojas no estado do Rio de Janeiro reforça as iniciativas do Magalu no sentido de proporcionar a melhor experiência de compra para o cliente, dentro do conceito de plataforma digital e multicanal”, afirma.
As novas lojas do Magazine Luiza serão espalhadas por Copacabana, Tijuca, Bangu, Pavuna, Volta Redonda, Niterói, São Gonçalo, entre outras regiões.
A XP destacou ver o movimento como positivo para Magalu, pois agrega capilaridade à companhia em um estado com forte concentração de renda. “Acreditamos que o papel deva reagir positivamente à notícia, enquanto outros players podem sofrer devido ao aumento de concorrência em um estado com forte participação no varejo”, aponta a equipe de análise.
A Levante Ideias de Investimentos também apontou que a notícia é positiva para o Magalu, visto que a rede costuma conseguir o dobro de market share no e-commerce onde possui lojas físicas.
“A estratégia do Magalu de integração entre físico e digital vem se mostrando acertada ao longo dos últimos anos, mesmo sendo um dos principais nomes do varejo brasileiro, sua presença no Rio de Janeiro ainda é muito baixa, mostrando que a abertura de lojas tem potencial de impactar tanto as vendas e em lojas físicas quanto online nos próximos anos”, destaca a equipe de análise.
Os analistas ainda lembram que, na semana passada, o Magalu anunciou que começará a realizar entregas do e-commerce com um prazo de até 1h em 11 cidades, incluindo São Paulo. Além disso, a companhia também informou que outros 10 municípios estão na fila para integrar o piloto. Em agosto, a companhia iniciará as entregas em 24h para o seu marketplace (3P). Após essa implementação, pretende prover o serviço de entrega em até 1 hora também para os seus vendedores.
“Com a implementação de entregas em até 1h antes da concorrência, e agora com a grande expansão com a abertura de 50 lojas físicas no Rio, a varejista continua a demonstrar liderança e inovação no segmento”, destacam.
Fonte: InfoMoney