Cultura
Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Rodrigo Santoro reencontra Selton Mello em ‘Sessão de Terapia’

VITOR MORENO –

Rodrigo Santoro, 45, está pronto para enfrentar o divã. O ator, que se divide entre a carreira internacional e os trabalhos no Brasil, será um psicólogo na quinta temporada de “Sessão de Terapia”, que estreia nesta sexta-feira (4) no Globoplay.
Na trama, seu personagem, Davi Greco, será o responsável por supervisar o protagonista, Caio Barone (Selton Mello). Trata-se de um profissional especializado nos cuidados com a saúde mental infantil, mas que também atende pessoas de outras idades.
“Ele trabalha na maior parte do tempo com crianças, mas também atende adultos e humaniza muito a relação entre terapeuta e paciente”, diz o ator em entrevista cedida ao jornal Folha de S.Paulo pelo Globoplay. “Esse é o traço mais marcante da linha de trabalho de Davi.”
“É um profissional muito estudioso, reconhecido e que, ao mesmo tempo, tem uma série de conflitos na sua vida pessoal”, adianta. “Ele está ali para tentar ajudar o Caio e ele acaba descobrindo que o Caio também pode ajudá-lo. Existe uma troca entre os dois.”
Os personagens marcam o reencontro dos dois atores na frente das câmeras após cerca de 13 anos. Eles fizeram juntos o filme “Os Desafinados” (2008), de Walter Lima Jr., mas já se conheciam antes. Ainda novinhos, eles trabalharam na novela “Olho no Olho”, que a Globo exibiu em 1993.
“Eu e Selton construímos uma amizade muito sólida até hoje”, afirma Santoro. “Desde então, seguimos procurando uma oportunidade para voltar a trabalhar juntos. Selton teve essa ideia para ‘Sessão de Terapia’ e fez o convite.”
Vale lembrar que, além de atuar, Selton Mello também dirige a série, que é produzida pelo GNT e Moonshot Pictures. Na primeira semana, entrarão no catálogo do Globoplay os primeiros dez episódios. Depois, a cada sexta-feira cinco novos episódios serão adicionados.
Santoro diz que conversou com diversos psicólogos enquanto estava se preparando para viver Davi. “Ele é o resultado de várias conversas que tive durante o processo de pesquisa”, afirma. “Achei importante conversar com diferentes terapeutas para entender um pouco que tipo de terapeuta seria o Davi.”
“Com Selton e a autora, Jaqueline [Vargas], nós trocamos ideias e chegamos ao personagem”, resume. “Ele é um mosaico de todas as coisas que eu escutei e senti conversando com esses profissionais.”
Além disso, ele diz acreditar que mesmo quem nunca fez terapia também tem a chance de se identificar com o que é mostrado na tela. “Quando você assiste à série, apesar de não necessariamente estar identificado com o problema do paciente, as questões são existenciais, são conflitos humanos que todos nós podemos viver”, avalia. “É de muito fácil identificação nesse sentido.”
O ator avalia como oportuno o lançamento dos episódios em meio à pandemia de Covid, que fez com que ganhassem ainda mais relevância as discussões sobre saúde mental. “Ter a oportunidade de investigar esse universo e falar de saúde mental nesse momento foi um presente”, afirma.
“Quando o Selton me fez o convite, fez muito sentido porque mais do que nunca nós precisamos falar de saúde mental por tudo que a gente está vivendo e por toda sua abrangência”, acrescenta. “Tenho uma admiração muito grande pelo trabalho dos terapeutas porque é um exercício de compaixão, de se colocar no lugar do outro, de tentar entender, de escutar.”
“Como a gente está precisando ser abraçado, ser acolhido por tudo que a gente está vivendo… É um momento muito importante para falarmos sobre as nossas dores, nossos conflitos, para falarmos das nossas humanidades.”
Além de “Sessão de Terapia”, Rodrigo Santoro será protagonista de “Sem Limites”, nova produção mundial da Amazon, que está programada para estrear em 2022. O ator Álvaro Morte, o Professor de “La Casa de Papel”, também vai estrelar a minissérie de ação e aventura em quatro capítulos, e falada em espanhol.