Início Internacional Bashar al Assad conquista quarto mandato na Síria, com 95% dos votos...

Bashar al Assad conquista quarto mandato na Síria, com 95% dos votos Eleição garante mais sete anos no poder

Eleição garante mais sete anos no poder

Por Alaa Swilam e Ahmed Tolba –

O presidente da Síria, Bashar al Assad, conquistou seu quarto mandato com 95,1% dos votos, em uma eleição que irá aumentar ainda mais seu tempo no governo de um país arruinado pela guerra. Adversários do presidente reeleito e o Ocidente dizem que o pleito foi marcado por fraudes.

O governo de Assad afirma que a eleição mostra que a Síria está funcionando normalmente, mesmo depois de uma década de conflitos que mataram centenas de milhares e tiraram 11 milhões de pessoas – cerca de metade da população – de suas casas. 

O chefe do Parlamento, Hammouda Sabbagh, anunciou o resultado em entrevista coletiva nessa quinta-feira (27), dizendo que o nível de comparecimento às urnas foi de 78%. 

A eleição foi adiante apesar de um processo de paz liderado pela ONU, que havia solicitado que a votação acontecesse sob supervisão internacional e que pudesse ajudar a pavimentar o caminho para uma nova Constituição e acordo político. 

A vitória garante a Assad mais sete anos de governo e alonga a permanência de sua família no poder, por quase seis décadas. Seu pai, Hafez al Assad, liderou a Síria por 30 anos, até a morte em 2000. 

Os anos de Assad na Presidência são marcados pelo conflito que começou em 2011, com protestos pacíficos antes de sair do controle e se tornar multilateral fragmentando o país.

Fonte: Reuters

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Populares

Startup acelerada pelo SoftBank avança na América Latina e mira Brasil

A startup mexicana Kavak, que atua no mercado de venda de carros usados, faz sua primeira expansão na América Latina com a...

Huck se encontra com Leite para discutir aliança eleitoral em 2022 entre autores de manifesto

JOELMIR TAVARES - O apresentador Luciano Huck (sem partido) e o governador do Rio Grande do Sul,...

WIN, a tacada do BTG no futebol

A holding que controla o BTG Pactual e o empresário Claudio Pracownik estão se unindo para criar...

O furacão Katrina

O furacão, batizado como Katrina, começou a se formar, como uma zona de baixa pressão ao norte...