Economia
Terça-feira, 30 de abril de 2024

Adidas anuncia que vai vender a Reebok

A marca esportiva alemã Adidas anunciou, nesta terça-feira (16), a venda de sua filial americana Reebok, em dificuldades financeiras há anos.

A Adidas decidiu iniciar um “processo formal de desinvestimento na Reebok” como parte de um plano de recuperação de cinco anos, informou o grupo.

O texto não menciona nenhum comprador potencial e se limita a indicar que mais detalhes serão anunciados em uma reunião em 10 de março.

Segundo a agência Reuters, citando uma pessoa do setor financeiro a par das negociações, o negócio pode falar cerca de US$ 1,2 bilhão (R$ 6,5 bilhões).

O grupo disse que vai concentrar seus esforços de recuperação na marca Adidas.

“Depois de uma reflexão cuidadosa, chegamos à conclusão de que Reebok e Adidas serão capazes de melhorar significativamente sua potência de crescimento de forma independente”, explicou o presidente da multinacional, Kasper Rorsted.

“Trabalharemos cuidadosamente nos próximos meses para garantir um futuro de sucesso para a marca Reebok e a equipe que a sustenta”, continuou.

Segundo analistas, as opções para a companhia incluem desmembrar a Reebok como uma empresa de capital aberto autônoma ou vender a marca para um fundo de investimentos, outro grande varejista de esportes ou um player multimarcas.

A Adidas comprou a Reebok com sede em Boston (nordeste dos EUA) em 2006 por US$ 3,8 bilhões (R$ 20,5 bilhões), com o objetivo de reforçar sua concorrência com a Nike.

A Reebok, no entanto, nunca chegou a ganhar sua própria autonomia financeira, apesar das colaborações com celebridades do mundo artístico como Beyonce, Victoria Beckham, Cardi B e Ariana Grande.

A marca atualmente está avaliada em cerca de US$ 973 milhões (R$ 5,2 bilhões), após desvalorizações sucessivas.

As vendas líquidas da Rebook caíram 7% no terceiro trimestre de 2020 –e já tinham recuado 44% no trimestre anterior.

Fonte: BizNews