Destaques
Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Acho que FMI vai errar previsão para economia brasileira, diz Guedes

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta quinta-feira não acreditar nas previsões que são feitas para a economia diante de um choque como o provocado pelo Covid-19 e afirmou achar que o Fundo Monetário Internacional (FMI) vai errar sua estimativa para a atividade brasileira neste ano.

Na atualização de seu relatório Perspectiva Econômica Global divulgada na quarta-feira, o FMI passou a projetar contração do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro de 9,1% neste ano, contra recuo de 5,3% previsto em abril, já calculado por reflexo da pressão das medidas adotadas contra o coronavírus.

A Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia ainda prevê recuo de 4,7% para a atividade neste ano, enquanto o Banco Central projeta retração de 6,4%.

Guedes adotou tom crítico em relação à decisão da véspera pelo plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) de proibir redução de salário de servidores públicos da União, Estados e municípios e avaliou que a opinião pública vê isso como manutenção de privilégios.

Fonte: Biznews