Cultura
Sexta-feira, 19 de abril de 2024

“O Dia D”

Sábado, 06 de Junho, foi um dia como qualquer outro, ritmo de pandemia, sem lazer, sem trabalho, sem shopping. Mas há 76 anos, em 06 de Junho de 1944, 160.000 soldados americanos, ingleses, canadenses e de diversas outras nacionalidades, engajados em seus efetivos, desembarcaram em uma série de praias, ao longo de 50 km, na costa francesa.
Na região, conhecida como Normandia, a 160 km ao sul da Inglaterra, a força aliada atacou, surpreendendo as defesas alemãs, apesar da gigantesca esquadra, que, conforme a fonte de informação, continha entre 4000 e 5000 embarcações, dos mais variados tipos, somente os vasos de guerra eram 1200.
Os alemães já aguardavam pela invasão, mas acreditavam que o local do desembarque seria em Calais, onde a distância entre o Reino Unido e o continente é de apenas 34 km.
Nove mil soldados aliados foram mortos ou feridos no dia do desembarque, 5000 deles, na praia designada “Omaha”(as outras foram “Utah”, “Gold”, “Sword”e “Juno”, respectivamente atacadas por forças Norte-americanas, Britânicas e Canadenses). A praia de Omaha foi atacada pelas 1a e 29as Divisões de Infantaria.
O desembarque, bem sucedido das forças aliadas abriu o caminho para o fim da II Guerra Mundial. Através do norte da França, esta rota, não isenta de dificuldades, como a região do “Bocage”, a fortaleza de Metz e a linha Siegfried, era o caminho mais curto para o coração da Alemanha.
Na frente leste, as tropas Soviéticas lançaram a ofensiva, conhecida como “Operação Bagration”em 22 de Junho, apenas 16 dias após o desembarque na Normandia. Porém, a distância e a quantidade de tropas alemãs a serem enfrentadas era maior.
Os alemães resistiram, mas, ao ter sua terra natal invadida, em Março de 1945 pelos aliados ocidentais, seu destino estava selado. Ingleses ao norte e americanos ao sul, se espalharam pela Alemanha. E em 21 de Abril tropas soviéticas iniciaram o cerco a. Berlim.
Em 30 de Abril Hitler suicidou-se e em 08 de Maio a Alemanha se rendeu, incondicionalmente.
Aproximadamente 55 milhões de pessoas haviam morrido, e a guerra continuava no oriente, o Japão somente viria a se render em 02 de Setembro, após bombardeios sistemáticos que culminaram com o lançamento das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki.
Como esperado, a guerra terminou, na Europa, menos de um ano após a Normandia, quantas vidas foram poupadas é conjectura, mas o “Dia D “ permanece como símbolo do fim da ditadura nazista.