Internacional
Sexta-feira, 24 de maio de 2024

Vídeo mostra 8 casas arrastadas por dramático deslizamento na Noruega

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Um deslizamento de terra arrastou oito casas para o mar na cidade de Alta, no norte da Noruega, na quarta-feira (3). Um vídeo impressionante publicado nas redes sociais pelo proprietário de uma das casas mostra o momento em que uma grande porção de terra parece se desprender da costa e desliza em direção ao mar.
Em depoimento ao jornal norueguês Altaposten, Jan Egil Bakkeby disse que estava com a esposa, Grethe Pedersen, fazendo um sanduíche quando ouviu um barulho de rachadura.
“Eu tinha acabado de pegar duas fatias de pão quando ouvi um som de rachadura na casa. A princípio, pensei que havia alguém no sótão, mas depois vi pela janela que estava saindo fumaça do cabo de energia.”
Bakkeby conta que ele e a esposa saíram correndo e subiram a encosta da montanha, de onde puderam ver o deslizamento em segurança.
De acordo com um engenheiro norueguês ouvido pela emissora americana CNN, a área que deslizou para o mar tinha cerca de 650 metros de largura e 150 metros de profundidade.
As casas destruídas eram usadas pelos moradores aos finais de semana. Ninguém ficou ferido. Um cachorro foi arrastado para o mar, mas conseguiu nadar em direção à costa e está seguro, de acordo com a polícia local.
Outros deslizamentos de menor intensidade foram registrados na região e várias casas foram evacuadas até que as autoridades locais concluam uma avaliação do solo.