Destaques
Quinta-feira, 23 de maio de 2024

Indicador segue otimismo do mercado externo com pacote de ajuda aos países europeus

O índice acompanha com otimismo a reabertura de economias na Europa e nos Estados Unidos.

Ibovespa sobe com pacote econômico da UE e reabertura das economias

O Ibovespa acompanha o otimismo das bolsas no exterior com o pacote de 750 bilhões de euros da União Europeia, a provável descoberta de vacina contra o novo coronavírus, além da reabertura das economias na Europa e nos Estados Unidos. Com isso, reverte o movimento de queda de ontem. Às 10h34, o principal índice da B3 subia 1,49% para 86.742 pontos.

Segundo Pablo Spyer, diretor da Mirae, a explicação para o otimismo é o anúncio do plano de recuperação da União Europeia de 750 bilhões de euros em subsídios e empréstimos para ajudar os países a se recuperar dos impactos da pandemia. “Além disso, o presidente do maior banco de investimentos dos Estados Unidos, JP Morgan, Jamie Dimon, disse que há grandes chances de a economia se recuperar no terceiro trimestre”, disse, em vídeo. O Japão também aprovou um novo pacote de estímulo de 1,1 trilhão de dólares que inclui gastos diretos significativos para impedir que a pandemia leve a terceira maior economia do mundo a uma recessão ainda mais profunda.

É bom lembrar que o governo de São Paulo anuncia hoje seu plano para a reabertura econômica, o que pode ajudar no bom humor dos investidores. Até o momento, o governador João Doria vem dizendo que o lockdown está descartado em todo o estado – que é o mais afetado pela pandemia de coronavírus no Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, divulgados ontem, são 86.017 pessoas infectadas e 6.423 mortos. A quarentena em vigor tem validade até domingo, 31 de maio, e a nova orientação começa a valer a partir do dia 1º de junho.

O rali de alta desta quarta-feira se sobrepõe ao aumento das tensões geopolíticas, com os Estados Unidos planejando novas sanções contra a China que tenta impor uma lei de segurança nacional sobre Hong Kong. “Para os próximos dias continuaremos monitorando a disputa, além do número de novos casos nas economias que iniciaram o processo de reabertura, como principais ameaças à continuidade da recuperação dos mercados”, escrevem  analistas da Guide, em relatório.

Outro ponto de atenção é o fato de que hoje é o último dia para que o presidente Jair Bolsonaro decida sobre o veto ao trecho do projeto de lei de ajuda aos estados que prevê a suspensão dos reajustes aos servidores públicos, conforme prometeu em diversas situações desde a aprovação do projeto no início do mês.

Fonte:https://exame.com/seu-dinheiro/ibovespa-sobe-com-pacote-economico-da-ue-e-reabertura-das-economias/