NICOLA PAMPLONA
RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) lançou nesta quinta (7) edital em busca de parceiros para oferecer crédito a micro e pequenos empresários por meio de canais digitais de pagamento, como maquininhas de cartão ou fintechs.
O banco vai colocar R$ 4 bilhões em fundos de crédito com essa finalidade e espera que os parceiros coloquem outros R$ 1 bilhão. O dinheiro, porém, só deve estar disponível entre o fim de junho e o começo de julho, disse o diretor do BNDES, Bruno Laskowski.
Até lá, a instituição trabalhará na escolha dos parceiros e na estruturação dos fundos de crédito que emprestarão os recursos. A ideia é lançar até dez fundos, para que operadores de máquinas de cartões, plataformas digitais de venda ou fintechs emprestem os recursos.
Segundo Laskowski, o objetivo é diversificar o acesso ao crédito, mirando principalmente empreendedores e empresários que hoje não têm acesso a financiamentos em instituições financeiras. Entre os públicos alvos, estão pequenos comerciantes, restaurantes e motoristas de aplicativo.
“A gente sabe que isso é um elemento central nesse momento de pandemia: chegar naquele que mais precisa. A preocupação objetiva que esse recurso chegue nesse momento e chegue para a quelas camadas que mais precisam”, afirmou.
Desde o início da pandemia, o banco vem lançando linhas de crédito emergencial, mas sempre em parceria com bancos. Nessa lista, estão os financiamentos da folha de pagamento e o crédito para capital de giro.
Setores alvo desses programas, porém, reclamam de dificuldades para obter os financiamentos junto aos bancos e das altas taxas de juros. A linha de capital de giro, por exemplo, está saindo com taxa de juros média de 12,28%.
A taxa da linha que foi lançada nesta quinta será definida em processo competitivo para a escolha dos parceiros: assim como prazo de pagamento, ela é um dos critérios que vão nortear a escolha das empresas.
O banco estabeleceu, porém, o máximo de 3,5% ao mês para os empréstimos concedidas por grandes empresas, como as plataformas de negociação e as empresas de cartões. Para fintechs, o máximo é 4% ao mês.
“Entendemos que as taxas são competitivas. Se a gente olha como é hoje, a gente está falando de clientes que pagam taxas de cartão de crédito, de crédito rotativo”, disse Lakowski. “E o processo competitivo que a gente está fazendo é para reduzir essa taxa.”
Os empréstimos por máquinas de cartões ou plataformas de comércio eletrônico terão limite de R$ 200 mil por cliente com prazo igual ou superior a nove meses de pagamento para pelo menos 75% das operações.
A outra linha, operada por fintechs, terá limite de R$ 2 milhões por cliente e prazo igual ou superior a 12 meses em pelo menos 75% das operações. Segundo o banco, a ideia é que os prazos também sejam estendidos no processo competitivo de escolha dos parceiros.
Ao contrário das linhas emergenciais, a ideia é que esse tipo de empréstimo seja mantido após a pandemia, tornando-se mais uma alternativa de acesso a recursos do BNDES por pequenas empresas.
Economia
Quarta-feira, 11 de dezembro de 2024
Dólar | R$ 5,18 | 0,000% |
Peso AR | R$ 0,03 | 0,164% |
Euro | R$ 5,59 | 0,000% |
Bitcoin | R$ 114.180,92 | 0,096% |
Série de ‘Cem Anos de Solidão’ tem início mais sombrio que livro de García Márquez
A Netflix exibiu, em um evento de estreia na noite desta segunda-feira (9), em Bogotá, na Colômbia, o primeiro episódio da série “Cem Anos de Solidão”, inspirada no livro de Gabriel Garcia Márquez.É um dos lançamentos mais aguardados do ano de uma série de produções da plataforma na América Latina, não só por se tratar...
Cultura
Inflação desacelera para 0,39% em novembro, mas bate 4,87% em 12 meses
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do país, desacelerou para 0,39% em novembro, ante 0,56% em outubro, informou o IBGE nesta terça-feira, 10. No ano, o índice acumula alta de 4,29%. Em 12 meses, o IPCA acumulou alta de 4,87%, acima dos 4,76% observados nos 12 meses imediatamente, se afastando ainda mais...
Economia
Xi Jinping defende diálogo com EUA e diz que ‘não há vencedores’ em guerras comerciais
O presidente da China, Xi Jinping, reforçou a disposição em manter o diálogo aberto com os Estados Unidos e alertou que “não há vencedores” em guerras comerciais. Os comentários foram feitos durante encontro com chefes de bancos multilaterais em Pequim, segundo relato da agência de notícias oficial Xinhua. Xi advertiu que a imposição de tarifas contraria as tendências...
No Mundo
Justiça de SP suspende regra da gestão Tarcísio que permitia a diretor realocar professores
Duas decisões liminares (provisórias) suspenderam uma regra criada pelo governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) que dava aos diretores escolares o poder de transferir professores para outras unidades sem precisar apresentar justificativa.Assinada no fim de outubro pelo secretário de Educação, Renato Feder, a resolução dizia que os diretores das escolas que integram o PEI (Programa de...
Política
Cresce preocupação sobre armas químicas usadas na Síria após deposição de Assad
Países como Israel e Estados Unidos temem que rebeldes façam uso de arsenal deixado pelo antigo governo O presidente sírio deposto, Bashar al-Assad, usou armas químicas contra seu próprio povo durante a guerra civil do país, para a indignação e horror da comunidade internacional. Em 2013, o regime lançou foguetes carregando sarin — um agente...
No Mundo
Pimenta admite ir para o ‘banco de reservas’ após crítica pública de Lula
Sob risco de perda do cargo após ter sido publicamente criticado pelo presidente Lula, o ministro Paulo Pimenta (PT), da Secom (Secretaria de Comunicação), afirmou nesta segunda-feira (9) que vê com naturalidade a possibilidade de ser substituído, uma vez que exerce uma função de confiança.“Se, em um determinado momento, ele achar que é preciso que...
Política
Omnicom compra a Interpublic; veja as agências dos grupos no Brasil
A Omnicom está comprando o Interpublic Group (IPG) numa troca de ações que cria a maior empresa de publicidade do mundo – com faturamento anual de mais de US$ 20 bilhões e potencial para transformar a indústria global de marketing, comunicação empresarial e relações públicas. A fusão une os atuais terceiro e quarto maiores grupos de publicidade e...
Negócios