![](https://datamercantil.com.br/wp-content/uploads/2022/10/endividamento-credito-shutterstock-tratada.jpg)
A autoconfiança dos brasileiros é um dos fatores que favorece a formação de dívidas, segundo estudo realizado pela startup de serviços financeiros Creditas.
De acordo com os dados divulgados, seis em cada dez brasileiros acham que o consumidor não sabe escolher empréstimo saudável que caiba no bolso, mas ao avaliar a própria capacidade, 70% acredita que consegue tomar a melhor decisão. Entre o total avaliado, 52% acabou se endividando.
![](https://www.cnnbrasil.com.br/wp-content/uploads/sites/12/2022/10/thumbnail_image.png?w=1024)
“Quando os brasileiros falam de uma outra pessoa, acreditam que ela não sabe avaliar sozinha um empréstimo saudável, mas ao falar sobre si mesmo, eles se acham capazes de escolher a melhor opção”, afirmou Priscila Yazbek, analista de economia da CNN Brasil.
A pesquisa também mostra que 32% das pessoas utilizaram recentemente o cartão de crédito ao contrair dívidas, enquanto 16% utilizaram o empréstimo pessoal.
![](https://www.cnnbrasil.com.br/wp-content/uploads/sites/12/2022/10/thumbnail_image-1.png?w=1024)
“Isso é preocupante porque os juros do cartão de crédito rotativa estão em 400% ao ano. Então se você atrasar a fatura, o primeiro mês paga 400% ao ano, e se atrasar mais de um mês cai na regrinha do Banco Central que faz ir ao cartão de crédito parcelado, que tem uma taxa de 170% ao ano, também altíssima”, explicou Yazbek.
Fonte: CNN